BIOTEC.IPT - Laboratório de Bioenergia e Biotecnologia Aplicada

VALORBIO - Ficha do Projeto I&D

Designação do projeto: VALORBIO - Valorização de resíduos através de zonas húmidas construídas modulares usadas para tratamento de águas residuais

Código do projeto: 023314 (AAC 02/SAICT/2016)

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Centro e Alentejo

Entidades benificiárias: Instituto Politécnico de Tomar (proponente); Instituto Politécnico de Coimbra (copromotor); Instituto Politécnico de Portalegre (copromotor); Palser – Bioenergia e Paletes, Lda. (copromotor).

Data de aprovação: 2017-04-26

Data de início: 2017-07-17

Data de conclusão: 2019-01-16

Custo total elegível: 147.524,59 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER 124.895,90 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional: 0,00 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

O projeto tem como objetivo central desenhar, construir e testar um sistema de ZHC modular, usando na sua estrutura materiais da fileira florestal. Existem ainda outros três objetivos igualmente importantes:

(1) Testar, como enchimento das ZHC modulares, materiais residuais e subprodutos gerados na região, como por exemplo fragmentos de rochas e outros materiais usados na construção civil, escórias geradas na queima de carvão na central termoelétrica da região centro, desperdícios das atividades das fileiras florestal, agropecuária e agroalimentar, entre outros, o que permitirá potenciar o mercado de valorização desses materiais;

(2) Avaliar a qualidade das águas após tratamento, e definir as condições em que podem ser reaproveitadas ou valorizadas por exemplo para rega ou para lavagem de pavimentos, permitindo reduzir os consumos de água e proteger os recursos hídricos;

(3) Avaliar a potencialidade e condições de valorização da biomassa vegetal produzida nas ZHC, designadamente como fonte de energia renovável.

Perspetiva-se que o projeto tenha além do impacte na sustentabilidade dos processos industriais um impacte muito significativo no reconhecimento pela sociedade das mais valias ambientais, económicas e sociais resultantes da valorização de resíduos e de subprodutos.