BIOTEC.IPT - Laboratório de Bioenergia e Biotecnologia Aplicada

Projeto CW4GreenerCities (ZHCs para Cidades mais Verdes)

Contribuição de Zonas Húmidas Construídas e Tecnologias amigas do Ambiente de Tratamento de Águas Residuais para Cidades e Comunidades Sustentáveis

O projeto CW4GreenerCities do BIOTEC.IPT visa aplicar o conhecimento adquirido em mais de 20 anos de investigação em desenvolvimento sustentável da tecnologia de zonas húmidas construídas, e de outras tecnologias eco-eficientes, no tratamento e valorização de águas residuais, pela equipa do BIOTEC.IPT, contribuindo para o ODS 6 e para o uso sustentável da água pela sociedade.

Com os trabalhos em desenvolvimento pretende-se demonstrar as potencialidades de produzir água recuperada através de tecnologias “mais verdes”, e a sua aplicação em usos urbanos e industriais, como na rega de espaços verdes, na limpeza de espaços e de equipamentos, no combate a incêndios, e na produção de microalgas e produtos resultantes.

O projeto beneficia de sinergias com outros projetos do BIOTEC.IPT e do Centro de Investigação em Cidades Inteligentes, como o SmarterCW e o H2-REnWaste, que visam, respetivamente, otimizar a monitorização e controlo remoto de tecnologias de tratamento sustentável de águas residuais e a produção de hidrogénio verde a partir da eletrólise de águas residuais e de energias renováveis.

Esquema reproduzido de: Pinho, H.J.O.; Mateus, D.M.R. Sustainable Production of Reclaimed Water by Constructed Wetlands for Combined Irrigation and Microalgae Cultivation Applications. Hydrology 2021, 8, 30. https://doi.org/10.3390/hydrology8010030

 

 

^ Topo