Academia da Ciência, Arte e Património

 "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein


Cristina Costa, Responsável

 

A AcademiaCAP é um projecto educativo que centra a sua atuação no estabelecimento de uma visão construtivista do conhecimento infantil e juvenil nas vertentes da Ciência, Tecnologia, Arte e Património.

Consulte a webpage da AcademiaCAP aqui

 

 

 

Objetivos

A ciência, o estímulo artístico, e a tomada de consciência pelo património cultural têm em comum o facto de serem formas de adquirir conhecimento e transformá-lo em algo diferente, muitas vezes de uma forma inovadora. Os princípios da AcademiaCAP estão assentes num processo de aprendizagem que consegue harmonizar estas três vertentes fundamentais, e que contribuem para o desenvolvimento cognitivo sustentável dos seus participantes. Neste enquadramento,  enumeram-se os objectivos prioritários da AcademiaCAP:
  • Despertar o interesse da população mais jovem pela Ciência, Tecnologia, Cultura, Arte e Património;
  • Educar e estimular a criatividade, através da observação, experimentação e construção;
  • Disponibilizar aos participantes ateliers, com dinâmicas diferentes e com recurso a materiais que normalmente não existem em ambiente de sala de aula;
  • Responsabilizar os participantes para atividades de desenvolvimento sustentável, nomeadamente de reciclagem, de energias renováveis e de preservação do património;
  • Fomentar o empreendedorismo através do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas com o espírito criativo e pesquisador.

 


Ext. - 3182
E-mail - academiacap@ipt.pt
Gabinete - Q103 - Tomar - Campus
Site - http://www.academiacap.ipt.pt/inicio/

 

^ Topo