BIOTEC.IPT - Laboratório de Bioenergia e Biotecnologia Aplicada

Projeto SmarterCW

Monitorização inteligente de zonas húmidas construídas e de outras tecnologias de tratamento de águas residuais para aumento da sua eficiência e da qualidade da água tratada

O projeto SmarterCW está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Cidades Inteligentes do IPT, financiado pela FCT, com a colaboração do BIOTEC.IPT.

O projeto visa criar uma estrutura para permitir a monitorização remota e em tempo real dos processos de tratamento biológico de águas residuais, através da aquisição de dados, e do seu tratamento, de sensores de parâmetros da qualidade da água e do meio ambiente.

Os dados adquiridos podem ser processados e analisados por meio de ferramentas de análise de dados para fornecer uma melhor compreensão dos fenómenos complexos, e acoplados, que estão na base do tratamento de águas residuais por sistemas biológicos. Os resultados permitirão melhorar a eficiência e o controle das tecnologias “mais verdes” de tratamento de águas residuais, como é o caso das zonas húmidas construídas.

 

^ Topo