Acolhimento e Socialização dos Colaboradores

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Perceber a importância da socialização e de um adequado programa de acolhimento; Participar no desenvolvimento de programas de acolhimento e integração, adequados à empresa e à função do candidato a recrutar.

Programa
1. Introdução
- Conceito de socialização
- Organização e posto de trabalho
2. Acolhimento
- O papel do acolhimento
- Que informações dar e quando
- Quem deve participar no acolhimento
- Programas de acolhimento
- Ferramentas úteis
- Custos do acolhimento
3. Integração
- A função, as técnicas envolvidas e as pessoas com quem se relaciona no trabalho
- A reflexão crítica sobre o trabalho e o seu papel na Organização
- Avaliação dos resultados
- Os erros mais comuns e suas repercussões.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: frequência e trabalhos de grupo.
São aprovados e dispensados de exame os Alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores nos trabalhos e também obtenham, no mínimo, 10 valores na frequência.
Exames: épocas estabelecidas.

Bibliografia
- Silva, V. e Reis, F. (2014). Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo
- Checkel, J. (2007). International Institutions and Socialization in Europe. Cambridge: Cambridge University Press
- Socialization Tactics and Newcomer Information Acquisition.(2002, 1 de dezembro). Internacional Journal of Selection and Assessment, pp. 48-61.
- The Implications of Socialization and Integration in Supply Chain Management.(2006, 1 de setembro). Journal of Operations Management, pp. 604-620.

Método de interação
Aulas com exposição oral, apoiadas por data show, e apresentação/discussão de casos e trabalhos realizados em organizações reais.

Software utilizado nas aulas
Windows Microsoft