AESM Academia De Ensino Superior de Mafra

Academia de Ensino Superior de Mafra (AESM) pretende constituir-se como um impulso na qualificação dos jovens e trabalhadores da região.

Inês Câmara

Academia de Ensino Superior de Mafra (AESM) ministra, desde o ano letivo 2021/2022, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP). Esta oferta formativa pública de proximidade, especializada e articulada com as necessidades do tecido socioeconómico local, pretende constituir-se como um impulso na qualificação dos jovens.

Academia do Ensino Superior de Mafra é uma iniciativa conjunta entre o Município de Mafra e os Institutos Politécnicos de Tomar e de Santarém, apoiada pela Escola Secundária José Saramago- Mafra e pela Escola Técnica e Profissional de Mafra.

O que é um CTESP?

Ministrado pelo ensino politécnico, é um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS). Este confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, sendo que, se pretenderes, poderás depois ingressar no ciclo de estudos de licenciatura, através de um concurso especial, adquirindo o respetivo grau académico.

Quem se pode candidatar?

• Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os titulares de um curso de ensino secundário profissional de nível 4;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET);
  • Os titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos