História

O Instituto Politécnico de Tomar foi criado em 1973, publicado em Decreto Lei 402/73, de 11 de Agosto, pelo então Ministro da Educação  e Ciência, Veiga Simão. Com a revolução, em 1974, o processo da sua instalação não se concretizou.

Em 1979, foi criado, como Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT), não integrada, pelo então Ministro da Educação, Luis Veiga da Cunha, cuja comissão instaladora só seria nomeada em Outubro de 1982, pelo então ministro Fraústo da Silva, constituída pelo Presidente, Professor Doutor Pacheco de Amorim, e vogais, Dr. Júlio Dias das Neves e Dr.ª Maria do Rosário Baeta Neves. Os primeiros Cursos entraram em funcionamento em 1986, nas instalações sitas na Av. Candido Madureira, em Tomar.

A política de ensino superior em Portugal definia que só poderia existir um Politécnico por Distrito e, assim, em 1985, por DL 46/85, de 22 Novembro, foi a ESTT integrada no Politécnico de Santarém. Mais tarde, em 1994, por DL 304/94 de 19 de Dezembro, o seu nome foi alterado para Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Tomar (ESTGT).

Em 1986 entraram em funcionamento os primeiros cursos do IPT: Gestão de Empresas (Responsável o Professor Eng. José Ribeiro Mendes), Construção Civil (Responsável o Professor Eng. António Paiva) e Tecnologia de Celulose e Papel (Responsável o Professor Eng. Rui Sant´Ovaia), com um total de cerca de 90 alunos.
Em 1987 entrou em funcionamento o Curso de Artes Gráficas (Responsável o Professor Dr. António Guilhermino Pires) e, em 1988, o Curso de Estudos Especializados em Arte, Arqueologia e Restauro (Responsável o Professor Doutor Luiz Oosterbeek).

Em 1996, por DL 96/96, de 17 de Julho, o então Ministro da Educação e Ciência, Eduardo Marçal Grilo, fez publicar a criação do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), com a Escola Superior de Gestão (ESGT) e com a Escola Superior de Tecnologia (ESTT), ambas em Tomar, já no seu novo Campus, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1997. Foi nomeado Presidente do IPT, o Professor Doutor Pacheco de Amorim, tendo indicado para seus assessores o Professor Dr. José Faria Paixão, o Professor Eng. José Ribeiro Mendes, que acumulava com a Direcão da Escola Superior de Gestão, e o Professor Eng. Rui Sant´ Ovaia que acumulava com a Direção da Escola Superior de Tecnologia.

Em 1999, pelo DL 264/99, de 14 de Julho, foi criada, no IPT, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), dirigida pelo Professor Doutor Eugénio Pina de Almeida.

Pela direção da ESGT passou ainda, o Professor Doutor Manuel Coelho da Silva, em 2000, para coadjuvar na gestão e organização da Escola; a Professora Dra. Maria do Rosário Baeta Neves, o Professor Doutor Francisco Carvalho e a Professora Dra. Conceição Fortunato, que durante o ano de 2001, coadjuvaram na gestão e organização da Escola. Em 2002 foi nomeado Diretor da ESGT, o Professor Dr. Manuel Chantre.

Os estatutos do IPT e das Escolas foram entretanto homologados e a Professora Dra. Conceição Fortunato assumiu a Direção da ESGT e o Professor Doutor Luis Merca assumiu a Direção da ESTT, eleitos pelos seus pares.

Em 2005, foi eleito Presidente o Professor Dr. António Pires da Silva. O Professor Doutor Eugénio Pina de Almeida assumiu o cargo de Vice-Presidente. O Professor Doutor Luis Merca foi eleito para a Direção da ESTT e a Professora Dra. Conceição Fortunado para a ESGT. Para a ESTA que, ainda se encontrava em Processo de Instalação foi nomeado o Professor Dr. Miguel Pinto dos Santos.

Decorrente do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior - RJIES, de 2007, o Instituto Politécnico de Tomar procedeu à revisão dos seus Estatutos homologados em fevereiro de 2009, e procedeu à criação do Conselho Geral.

Em 2010, foi eleito Presidente, o Professor Doutor Eugénio Pina de Almeida. Foi nomeado o Professor Dr. Miguel Pinto dos Santos para o cargo de Vice-Presidente. Foram nomeados diretores para a ESTT, o Professor Doutor João Coroado, para a ESGT a Professora Dra. Conceição Fortunato e, para a ESTA, o Professor Doutor Luis Ferreira.

Em 2014, o Professor Doutor Eugénio Pina de Almeida, foi reeleito Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, tendo sido nomeados para Vice-Presidente, o Professor Doutor João Coroado e o Professor Dr. Miguel Pinto dos Santos. Para a direção da ESGT foi nomeado o Professor Doutor Francisco Carvalho, para a ESTA, a Professora Doutora Sofia Mota e para a ESTT, o Professor Doutor João Patrício.

Em 2019, o Professor Doutor João Coroado foi eleito Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, tendo sido nomeado para Vice-Presidente, o Professor Nuno Madeira. Para Pró-Presidente para a Divulgação e as Relações Externas foi nomeada a Professora Doutora Rita Anastácio; para Pró-Presidente para a Qualidade e a Sustentabilidade foi nomeada a Professora Doutora Natércia Santos e como Pró-Presidente para a Contabilidade de Gestão foi nomeado o Professor José Farinha.