História da Arte Portuguesa 3

Conservação e Restauro
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT

Docente(s)
- Nuno Miguel de Sousa Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos serão capazes de enquadrar a emergência dos movimentos artísticos da Contemporaneidade em Portugal, caracterizá-los e identificar os respectivos representantes e obras.
Entender a obra de arte como objecto artístico, estético e histórico

Programa
1-A evolução político-cultural de Portugal no séculos XVIII e XIX
1-O Barroco
2 ?O Neoclassicismo
3 ? O Romantismo
4 ? O Naturalismo
4.1 ? Os pintores do «Grupo do Leão»
II ? A introdução do Modernismo em Portugal
1. ? A Revolução Republicana e o desenvolvimento do Humorismo/Caricaturismo.
2 ? O Futurismo em Portugal
2.1. Entre o Orpheu e o Portugal Futurista
2.2. Santa Rita Pintor
3 ? Amadeu de Sousa Cardoso
4 ? A evolução Modernista nos anos 20
4.1. ? Eduardo Viana
4.2. ? Os «Cinco Independentes»
4.3.- A decoração de «A Brasileira»
5 ? Almada Negreiros
6 ? Os Anos 30 e a fundação do ?Estado Novo?
6.1. ? O Secretariado de Propaganda Nacional e o papel de António Ferro.
6.2. ? A revista de Arte e Crítica "Presença".
6.3. ? Novas tendências (Mário Eloy, Domingos Alvarez).
7 ? Vieira da Silva
8 ? A Exposição do Mundo Português em 1940
9- Os Anos 40: O Neo-Realismo e o Surrealismo
10 ? A Escultura de meados do século XIX a meados do século XX
11 ? A Arquitectura Portuguesa de finais do século XIX a meados do século XX

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 2/3 de presença nas aulas, uma frequência e um trabalho escrito, com apresentação oral do mesmo.Em cada uma das componentes a nota mínima é 7,5 e a média final mínima é dez.
Avaliação final: exame escrito, com nota mínima de dez.

Bibliografia
- Moura, Sobral, Gonçalves, Meco,, C. (1986). História da Arte em Portugal. (Vol. 11,12,13,14). Lisboa: Alfa
- Afonso, N. (1999). O Sentido da Arte. Lisboa: Livros Horizonte
- França, J. (2000). A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX,. Lisboa: Livros Horizonte
- França, J. (1990). A Arte em Portugal no Século XIX,. (Vol. 1,2). Lisboa: Bertrand

Método de interação
Aulas teóricas expositivas e teórico-práticas com análise de obras de arte para apreensão das características determinantes dos movimentos artísticos e seus representantes.
Interpretação de textos conceptuais.
Apoio tutorial.
Visitas de estudo.

Software utilizado nas aulas