IPT Logotipo do IPT

Conservação e Restauro

Projeto em Conservação e Restauro

<< voltar ao Plano Curricular

7 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 6,0 OT , Cód. 938037.

Docente(s)
- Fernando dos Santos Antunes (1)(2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Aplicar e desenvolver os conhecimentos do domínio técnico e científico da conservação e restauro do património cultural, nas suas áreas funcionais da preservação, conservação e restauro, adquiridos no processo de ensino e formação, nas diferentes unidades curriculares do ciclo de estudos.
2. Aplicar os conhecimentos e competências sedimentados e desenvolver novos conhecimentos e competências técnico-científicas em novas situações relacionadas com mercado de trabalho – do sector de actividade económica da conservação e restauro do património cultural integrado e móvel – quer ao nível das empresas do sector e das empresas subsidiárias e parceiras; quer ao nível das entidades e organizações (públicas ou privadas), proprietárias ou responsáveis pela gestão, pela salvaguarda e valorização, e pela preservação, conservação e restauro do património cultural, como: sítios arqueológicos, edifícios e monumentos (civis, militares e religiosos), museus, arquivos e bibliotecas, e colecionadores particulares.
3. Desenvolver hábitos e práticas de comunicação e divulgação dos estudos, investigações e intervenções realizados, privilegiando-se a comunicação e apresentação pública dos projetos desenvolvidos, e incentivando e valorizando a publicação de artigos relacionados com o trabalho de projeto ou os seus resultados, em revistas do sector/domínio, nacionais e internacionais, favorecendo as que tenham revisão por pares, estejam indexadas em bases de dados bibliográficas internacionais e a sistemas de avaliação, e que sejam publicadas em repositórios abertos.

Programa
A. Desenvolvimento de um projeto em conservação e restauro, assente num trabalho de pesquisa escrito, subordinado à especialidade opcional para a qual for selecionado, e cujo tema e estrutura serão, prévia e obrigatoriamente, submetidos, discutidos e aprovados com o docente da especialidade, que garantirá o seu acompanhamento e orientação;
B. Desenvolvimento de pesquisa e investigação sobre tema escolhido e aprovado, numa perspectiva holística e de integração pluridisciplinar dos conhecimentos e competências desenvolvidos nas diferentes áreas científicas e técnicas ao longo do ciclo de estudos;
C. Preparação e organização de comunicação e divulgação pública do objeto de estudo do projeto, através de apresentação oral apoiada num documento multimédia.

Especialidades oferecidas pelo Curso:
Materiais Cerâmicos; Materiais Pétreos; Retabulística e Talha; Escultura em Madeira; Mobiliário; Pintura de Cavalete; Documentos Gráficos.

Metodologia de avaliação
A avaliação final inclui os seguintes itens:
1.Documento informático multimédia de apoio à apresentação oral (10%);
2.Apresentação oral pública do objeto de estudo do Projeto em CR (10%);
3.Projeto em Conservação e Restauro - Trabalho de pesquisa escrito (80%).

Informação complementar:
-A avaliação resulta da ponderação dos 3 itens de avaliação tendo os alunos de obter, no mínimo, 10 valores para obter aprovação;
-Dispensam de exame os alunos que tenham média igual ou superior a 10 valores;
-Os discentes para serem admitidos a exame ficam obrigados aos seguintes elementos de avaliação e a obter, no mínimo, 10 valores em cada um destes itens com cotação, a sua não submissão e apresentação ditará a exclusão de exame:
a)Submissão de proposta do tema e título do trabalho de projeto, durante a primeira parte do período de aulas do semestre, para efeitos de registo e vinculação ao tema;
b)Submissão do documento informático multimédia, na segunda parte do período de aulas do semestre (10%);
c)Apresentação oral, no final do período de aulas (10%);
-Em avaliação final, nas diferentes épocas de exame, serão sempre ponderados todos os itens de avaliação;
-Eventuais melhorias serão feitas apenas aos trabalhos de pesquisa escritos, sendo considerados os restantes itens de avaliação na ponderação final.

Bibliografia
- DANIELS, C. (2015). The Stone Restoration Handbook: A practical guide to the conservation repair of stone and masonry paperback. Marlborough: Crowood Press
- DESCAMPS (ed.), F. (0). Methodology for the Conservation of Polychromed Wooden Altarpieces.: An International Conference Organized by the Getty Conservation Institute and the Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, Seville, May 2002. . Acedido em 4 de março de 2021 em https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/pdf_publications/wooden_altarpieces.html
- OAKLEY, V. e BUYS, S. (1993). The Conservation and Restoration of Ceramics. London: Butterworth, Heinemann
- RIVERS, S. e UMNEY, N. (2012). Conservation of Furniture. Butterworth-Heinemann Series in Conservation and Museology. London: Routledge
- ROTAECHE, M. e ORDOÑEZ, L. e ORDOÑEZ,, C. (1996). Il Mobile: Conservazione e Restauro. Fiosole: Nardini Editore
- SCHWEIDLER, M. (0). The Restoration of Engravings, Drawings, Books, and Other Works on Paper. Translated, edited, and with an introduction, appendix, and glossary by Roy Perkinson.. Acedido em 4 de março de 2021 em https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/books/restoration_works_on_paper.html
- STONER, J. e RUSHFIELD, R. (2012). Conservation of Easel Paintings. London: Routledge
- TAUBERT, J. (2015). Polychrome Sculpture: Meaning, Form, Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.

Método de Ensino
1.Serão disponibilizadas sessões para orientação tutorial para acompanhamento dos trabalhos a realizar.
2.Poderão ser organizadas sessões ou eventos formativos.
3.Será incentivada a participação em eventos formativos, científicos e culturais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado