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Conservação e Restauro

Física

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6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 938071.

Docente(s)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento de competências de análise dimensional de uma grandeza física e sua manipulação em expressões téoricas.
Desenvolvimento de competências para análise e resolução de problemas no âmbito da Mecânica, propriedades dos materiais, espetro eletromagnético e cor de um objeto.

Programa
1- Medidas de grandezas. Sistema de Unidades. Vetores.
Noção de grandeza. Notação científica. Operações com números representados em notação científica. Sistema Internacional de Unidades (SI): unidades fundamentais e unidades derivadas. Análise dimensional de grandezas físicas: área, volume, velocidade, massa volúmica. Redução de unidades. Grandeza física escalar e grandeza física vetorial. Propriedades da grandeza vetorial.
2-Mecânica; conceitos básicos de cinemática, interações e forças.
Noção de posição, deslocamento, velocidade instantânea e velocidade média do movimento retilíneo do ponto material. Movimento circular uniforme: noção de frequência e período e velocidade. Movimento oscilatório: noção de período e frequência de um oscilador. Definição de força. Massa e peso de um corpo. Identificação de forças atuantes em corpos: peso, reação normal, tensão, impulsão e força de atrito. Equilíbrio estático. Pressão exercida por uma força: definição e unidade SI. Pressão num líquido. Princípio de Arquimedes.
3-Propriedades mecânicas dos materiais.
Densidade e densidade relativa de um material. Densidade de materiais porosos; densidade real e densidade aparente. Materiais porosos: Definição e descrição do método de determinação da porosidade de um material. Módulo de compressibilidade de um material.
4-Luz e cor.
Movimento ondulatório: amplitude, comprimento de onda, frequência, período e velocidade de propagação de uma onda. Onda mecânica e onda eletromagnética. Espetro eletromagnético. Energia e cor da radiação eletromagnética. Temperatura da cor. Interpretação da cor de um objeto.

Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, uma no decorrer do semestre, avaliada em 20 (vinte) valores e a segunda prova no final do semestre, avaliada em 20 (vinte) valores. A nota final, resulta da média aritmética das duas notas obtidas. O aluno terá aprovação se a nota final for superior ou igual a 10 valores, ficando dispensado de exame. Se a nota final for superior a 17 valores, o aluno será submetido a uma prova oral.
Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado, mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazê-lo por exame – prova escrita, avaliada em 20 (vinte) valores, sobre toda a matéria lecionada. O aluno tem aprovação, se obtiver na prova, classificação igual ou superior a 10 valores. Se a nota obtida na prova, for superior a 17 valores, o aluno será submetido a uma prova oral.

Bibliografia
- Hewitt, P. (2002). Física Conceitual. Brasil: Bookman
- Schaffer, T. (2001). Effects of Light on Materials in Collections: Data on photoplash and related sources.. New York: The Getty Conservation Institute: Getty Publications
- Silva, C. e Fernandes, R. (0). Apontamentos teóricos de Física. Acedido em 14 de setembro de 2016 em http://www.e-learning.ipt.pt/

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas dos conceitos físicos. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor e, sempre que possível, complementadas com apresentação experimental no laboratório de Física.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


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