História 3

Conservação e Restauro
ECTS; º Ano, , 0,0 T + 0,0 PL + 0,0 TP + 0,0 P + 0,0 TC + 0,0 S + 0,0 E + 0,0 OT + 0,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Dar uma visão global da história contemporânea, com uma abordagem sistemática, estruturada por grandes etapas e ciclos, na qual se procuram abrir perspectivas mais profundas. As periodificações assentam na história institucional e nas relações internacionais, porque mais estruturantes.

Programa
Época Contemporânea: periodificação e caracterização
PARTE I. Os Tempos do Liberalismo Clássico (1776-1789-1918): Introdução. O Grande ciclo revolucionário atlântico e as suas fases fulcrais; A Era napoleónica (1799-1814/5); Sob o espírito restauracionista (1814-1830); Sob o Ciclo Liberal (1830-1848); Sob o signo da Democratização (1848-1918): o período de 1848-1870, o apogeu da Europa e o Tempo dos Impérios (1870-1914)
PARTE II. Do Fim da Primeira ao Fim da Segunda Guerra Mundial (1918-1945): Entre Guerras (1918-1945); A Segunda guerra Mundial, conflito de Estados e doutrinas (1939-1945)
PARTE III. O Mundo post-Guerra (1945-1989): O imediato post-Guerra e a estruturação da Nova Ordem (1945-1989); A décda áurea da Guerra Fria (1948-1956); Os passos do desanuviamento (1956-1989)

Metodologia de avaliação
Duas frequências, nas quais é necessário obter a média de 10 valores. Não tendo obtido aprovação nas frequências, exame final escrito, no qual é exigível a classificação mínima de 10. Um trabalho, pode permitir a soma de 1 valor à classificação

Bibliografia
- LARCHER, F. (2015). História Contemporânea. Tomar: Policopiado
- ASA, B. (2000). Historia Contemporanea da Europa, 1789-1989. Barcelona: Crítica
- REMOND, R. (1994). Introdução à história do nosso tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias. Lisboa: Gradiva

Método de interação
Aulas teóricas expositivas apoiadas na apresentação de material audio-visual.
Aulas teórico-práticas com análise e interpretação de documentos.

Software utilizado nas aulas