Técnicas de Reintegração Cromática

Conservação e Restauro

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 2,0 OT

Docente(s)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Dar a conhecer os princípios da perceção visual, as metodologias e materiais tradicionais e atuais disponíveis para a reintegração para dotar os alunos de ferramentas teóricas e técnicas que lhes permitam abordar de forma crítica a etapa da reintegração e desenvolver destreza manual na sua execução.

Programa
1. Princípios da visão:
1.1 O mecanismo da visão como um filtro do mundo;
1.2 Estudo da cor: cores luz e cores pigmento, a mistura aditiva e a mistura subtrativa da cor;
1.3 A psicologia da cor;

2. Perceção visual:
2.1. A perceção visual como mecanismo de interpretação singular;
2.1. As relações entre o modelo e a sua representação;
2.2. A ideia de simulacro;
2.3. O estado de conservação da imagem visível e concretamente da cor;

3. Metodologias de reintegração clássicas:
3.1. Princípios; reintegração diferenciada;
3.2. Reintegração imitativa;
3.3. Graus de reintegração-zonas de fronteira;
3.4. Reconstituições.

4. Materiais de reintegração.

Metodologia de avaliação
Avaliação final:
Desempenho do trabalho realizado durante as aulas PL (presenciais ou não) e em casa, com a apreciação regular dos exercícios (30%)
+ Portefólio, entregue em épocas de exame (70%)

Nota: o aluno que não obtiver a classificação mínima de 9,5 valores no desempenho na componente PL será excluído de exame.
Se as restrições relativas ao COVID19 continuarem vigentes à data da entrega do portefólio, este será entregue em suporte digital, através de correio electrónico.


Bibliografia
- SCARZANELLA, C. e CIANFANELLI, T. (1992). La percezione visiva nel restauro dei dipinti. L?intervento pittorico. PROBLEMI DI RESTAURO, RIFLESSIONE E RICERCHE. Firenze: Edifir Edizione
- ARNHEIM, R. (1994). Arte & Percepção Visual, Uma Psicologia da Visão Criadora. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora
- ELLISON, R. e SMITHEN, P. e TURNBULL, R. (2010). Mixing and Matching, Approaches to Retouching Paintings. . Londres: Archetype
- MERLEAU-PONTY, M. (2000). O Visível e o invisível. . São Paulo: Ed. Perspetiva

Método de interação
Aulas teóricas por Zoom, exercícios práticos realizados com orientação tutorial e discussão crítica regular.
Aulas práticas por Zoom (da 6 à 15 aula), com a realização de exercícios de reintegração cromática.
Orientação tutorial

Software utilizado nas aulas
Plataforma Moodle e Zoom