Técnicas de Reintegração Cromática

 

Conservação e Restauro

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 2,0 OT

Docente(s)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Dar a conhecer os princípios da perceção visual, as metodologias e materiais tradicionais e atuais disponíveis para a reintegração para dotar os alunos de ferramentas teóricas e técnicas que lhes permitam abordar de forma crítica a etapa da reintegração e desenvolver destreza manual na sua execução.

Programa
1.Princípios da visão e da percepção visual:
1.1.O mecanismo da visão como um filtro do mundo;
1.2.A percepção visual como mecanismo de interpretação singular;
2.A luz, a cor e a forma:
2.1. Estudo da cor: cores luz e cores pigmento, a mistura aditiva e a mistura subtrativa da cor;
2.2.A psicologia da cor (a variabilidade das reações fisiológicas e psicológicas da cor - de Goethe a L. Wittgenstein;
2.3. Dimensões da cor: a tonalidade/matiz, a luminosidade/reflexão e a saturação/pureza;
2.4. O círculo cromático e as cores complementares.
2.5.Os contrastes cromáticos: tipologias de contrastes cromáticos (J. Itten e Josef Albers);
2.6.As harmonias cromáticas;
2.7. relações entre cores e formas (segundo J. Itten);
3.A relação entre o tempo e a cor: o estado de conservação da imagem visível;
3.1.Relações entre a cor e a representação na obra de artistas plásticos;
3.2.O estado de conservação da imagem visível e da cor;
4.Metodologias de reintegração clássicas:
4.1.Princípios; reintegração diferenciada;
4.2.Reintegração imitativa;
4.3.Graus de reintegração-zonas de fronteira;
4.4.Reconstituições.
5. Materiais de reintegração.

Metodologia de avaliação
Avaliação final:
Desempenho do trabalho realizado durante as aulas PL (presenciais ou não) e em casa, com a apreciação regular dos exercícios (30%)
+ Portfólio, entregue em épocas de exame (70%), submetido na plataforma moodle.

Nota: o aluno que não obtiver a classificação mínima de 9,5 valores no desempenho na componente PL será excluído de exame.

Bibliografia
- SCARZANELLA, C. e CIANFANELLI, T. (1992). La percezione visiva nel restauro dei dipinti. L?intervento pittorico. PROBLEMI DI RESTAURO, RIFLESSIONE E RICERCHE. Firenze: Edifir Edizione
- ARNHEIM, R. (1994). Arte & Percepção Visual, Uma Psicologia da Visão Criadora. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora
- ELLISON, R. e SMITHEN, P. e TURNBULL, R. (2010). Mixing and Matching, Approaches to Retouching Paintings. . Londres: Archetype
- MERLEAU-PONTY, M. (2000). O Visível e o invisível. . São Paulo: Ed. Perspetiva
- Albers, J. (1975). Interaction of color. London: Yale University Press

Método de interação
Aulas por Zoom e presenciais, exercícios práticos realizados com orientação tutorial e discussão crítica regular.

Orientação tutorial

Software utilizado nas aulas
Plataforma Moodle e Zoom