Conservação e Restauro 2

Conservação e Restauro
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 3,0 OT

Docente(s)
- Ricardo Pereira Triães

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Após a conclusão da UC o aluno deverá ter conhecimento das principais propriedades dos suportes cerâmicos, essencialmente dos materiais cerâmicos à base de argilas comuns, vulgarmente designados de terracotas, assim como de azulejos e peças de faiança;
Reconhecer os danos/patologias mais comuns em cerâmica, nomeadamente a avaliação da sua origem;
Elaborar propostas de tratamento aplicando corretamente a metodologia de diagnóstico;
Avaliar de forma crítica diferentes intervenções de conservação e restauro em materiais cerâmicos; Elaborar relatórios de intervenção.

Programa
1. Introdução

2. A utilização da argila e a produção de materiais cerâmicos

3. A evolução da cerâmica em Portugal

4. Tecnologia dos materiais cerâmicos
4.1. Matérias-primas cerâmicas
4.2. Processo de obtenção dos produtos cerâmicos

5. Deterioração dos materiais cerâmicos
5.1. Propriedades dos materiais cerâmicos
5.2. Degradação física
5.4. Sujidade e manchas

6. Diagnóstico, exame e registo
6.1. Diagnóstico
6.2. Exames e análises
6.3. Registo

7. Equipamentos e Materiais para a conservação e restauro de materiais cerâmicos
7.1. Princípios de higiene e segurança
7.2. Manuseamento, acondicionamento e transporte
7.3. Equipamentos, instrumentos e ferramentas de mão
7.4. Materiais utilizados em conservação e restauro

8. Metodologia de intervenção
8.1. Proposta de tratamento
8.2. Tratamento
8.2.1. Remoção de restauros antigos
8.2.2. Limpeza
8.2.3. Consolidação
8.2.4. Colagem
8.2.5. Preenchimento de fissuras, fracturas e pequenas lacunas
8.2.6. Reconstituição volumétrica
8.2.7. Reintegração cromática

9. Condições ambientais e acomodação em reserva
9.1. Condições ambientais para objectos cerâmicos em interiores
9.2. Armazenamento de materiais cerâmicos
9.3. Caixas de armazenamento

Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada através de um exame escrito referente à componente teórica da unidade curricular com um peso de 50% na avaliação final.
A avaliação da componente prática tem em conta o trabalho desenvolvido em aula, assim como a análise do comportamento do aluno, e de um relatório final sobre o trabalho desenvolvido em aula, com um peso de 50%.
O aluno obtém aprovação com 10 valores no somatório das componentes e com um mínimo de 9,5 valores em cada uma das componentes.

Bibliografia
- AA, V. (2009). Quinta Real de Caxias - História, Conservação e Restauro. Oeiras: C. M. Oeiras
- Ferreira, I. (2009). Azulejos tradicionais de fachada em Ovar: Contributos para uma metodologia de conservação e restauro. Ovar: C. M. Ovar
- Jain, K. e Oakley, V. (2002). Essentials in the care and conservation of historical ceramics objects. London: Archetype Publications
- Oakley, V. e Buys, S. (1993). The conservation and Restoration of ceramics. London: Butterworth

Método de interação
Nas aulas teóricas serão expostos os conteúdos programáticos com recurso a apresentações de texto e imagens e discussão das metodologias.
Nas aulas práticas serão feitas demonstrações e trabalhos desenvolvidos sobre objectos cerâmicos diversos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint