Análise dos Mercados Turísticos

Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes

Pré-requisitos
Domínio rudimentar de instrumentos matemáticos e estatísticos.

Objetivos
Terminada a UC, os/as devem ser capazes de:
Compreender a fundamentação teórico-conceptual do conceito de mercado turístico;
Analisar as principais dinâmicas condicionadoras dos mercados turísticos (MT); e
Utilizar instrumentos quantitativos e qualitativos de obtenção de informação sobre os MT.

Programa
Economia e Turismo: aspetos introdutórios;
Fundamentos económicos dos MT no âmbito da economia do turismo;
A localização das atividades económicas no espaço: teorias e evidências empíricas;
A elaboração de diagnósticos da estrutura produtiva regional e urbana;
A análise de mercados tur´siticos: casos de estudo.

Metodologia de avaliação
A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): 50% da cotação global;

A apresentação e discussão de um trabalho, desenvolvido individualmente (ou em grupo): 50% da cotação global.

Bibliografia
- Candela, G. e Figini, P. (2012). The Economics of Tourism Destinations. (Vol. --). (pp. -----). --: Springer-Verlag Berlin Heidelberg
- Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. (Vol. ---). (pp. -----). Lisboa: Lidel
- Matias, A. (2007). Economia do Turismo. (Vol. ---). (pp. -------). Lisboa: Instituto Piaget

Método de interação
Aulas teórico-práticas e seminários com oradores/as convidados/as.

Software utilizado nas aulas