Turismo, Multiculturalismo e Lusofonia

Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)
- Hermínia Maria Pimenta Ferreira Sol

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os/as alunos/as devem ser capazes de compreender a génese e identificar os comportamentos culturais nascidos do encontro entre os portugueses e os povos dos cinco continentes que contactaram, bem como realizar projectos culturais com base nesses contactos no passado e no presente.

Programa
1. Identidade nacional e constituição étnica do povo português.
2. Dispersão de Portugal no mundo.
3. O mundo na cultura portuguesa.
4. Portugal na cultura universal.
5. Os mitos e símbolos nacionais.
6. Marcas da presença portuguesa no Mundo.
7. As imigrações.
8. As emigrações.
9. A descolonização e o impacto dos retornados.
10. Portugal e a EU.
11. Turismo e sociedade contemporânea.
11.1. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação
Trabalho individual (escrito e apresentação) sobre tema relativo à disciplina e orientado pela docente, realizado segundo normas estabelecidas através do diálogo docente-discente, quanto à sua extensão e organização. O formato será Word e Powerpoint.

Bibliografia
- Buhalis, D. e Panyik, E. e Costa, C. (2013). Trends in European tourism planning and organisation. (Vol. ----). (pp. -------). Bristol: Channel View Publications
- Dacosta, F. (2013). Os Retornados Mudaram Portugal. (Vol. ____). (pp. ___-____). Lisboa: Parsifal
- Medina, J. (2006). Portuguesismo(s). (Vol. 1). Lisboa: Centro de Historia da Universidade de Lisboa
- Entre Prospero e Caliban: colonialismo, pos-colonialismo e inter-identidade.(2003, 0 de ---). Novos Estudos , pp. 23-52.

Método de interação
Aulas teóricas e tutorias.

Software utilizado nas aulas
N/A