Metodologia da Investigação Aplicada

Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
10 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 75,0 S

Docente(s)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem demonstrar competências instrumentais, interpessoais e sistémicas nos domínios da metodologia da investigação aplicada ao desenvolvimento de produtos de turismo cultural.

Programa
1. Revisões sobre metodologia científica.
2. Trabalho de Portefólio.
3. A Dissertação, o Projecto e o Estágio, no Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural.
3.1. Escolha do tema e seu desenvolvimento.
4. O processo de pesquisa
5. Organização dos resultados de investigação.
6. Apresentação dos Portefólios.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua com base na frequência das aulas: teste escrito, trabalhos e exame. 50% teste/exame (teórica); 50% trabalho temático (prática). Nota minima de 10 valores para aprovação na unidade curricular.

Bibliografia
- Azevedo, A. e Azevedo, C. (2004). Metodologia Científica - Contributos práticos para a elaboração de ttrabalhos académicos.. Lisboa: Universidade Católica Editora
- Castro, A. (2001). Teoria do Conhecimento Científico. Lisboa: Instituto Piaget
- Carlos, C. (2005). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença

Método de interação
Método expositivo e experimental, com pesquisa, revisão bibliográfica e saídas de campo. Trabalhos práticos realizados individualmente ou em grupo.

Software utilizado nas aulas