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TeSP - Marketing Digital

Porque o futuro é teu!

 

ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR DE MAFRA

A Academia de Ensino Superior de Mafra (AESM) ministra, a partir do ano letivo 2021/2022, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP).Esta oferta formativa pública de proximidade, especializada e articulada com as necessidades do tecido socioeconómico local, pretende constituir-se como um impulso na qualificação dos jovens.Onde funciona a AESM?A AESM estará em funcionamento em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Mafra, em dois polos: o polo de Mafra, localizado na Rua Dr. Domingos Machado Pereira (antigo Centro de Saúde de Mafra); e o polo da Ericeira, localizado na Rua Prudêncio Franco da Trindade (instalações da Ericeira Business Factory).

O que é um CTESP?

Ministrado pelo ensino politécnico, é um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS). Este confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, sendo que, se pretenderes, poderás depois ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e mestrado integrado, através de um concur-so especial, adquirindo o respetivo grau académico.

Quem se pode candidatar a um CTESP?

• Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;• Os titulares de um curso de ensino secundário profissional de nível 4;

• Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET);• Os titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

• Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destina- das a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

PERFIL DE PROFISSIONAL

Desenvolver produtos de marketing digital.  O seu perfil profissional é altamente polivalente, uma vez que tem que ter competências no desenvolvimento de produtos, no uso integrado de aplicações informáticas, assim como competências de gestão de clientes, quer através de sistemas CRM, quer através do marketing de conteúdos, com grande potencial para o turismo. O técnico superior profissional deve ter a capacidade de fazer a programação e implementação de campanhas de marketing digital comerciais, quer dentro do B2B, quer junto ao cliente final. 

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;

Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;

Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;

Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias;

Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;

Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online;

Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital;

Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.

 

Objectivos

Desenvolver uma estratégia de comércio electrónico e acompanhar os seus resultados.
Analisar e discutir os resultados das acções comerciais, propondo novas acções e medidas correctivas.
Apoiar o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
Analisar os comportamentos dos clientes, diagnosticar as suas necessidades, propondo o desenvolvimento de produtos digitais - em substituição ou complementaridade, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda online, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Produzir conteúdos escritos de divulgação
Garantir a permanente atualização dos conteúdos
Produzir relatórios de análise da comunicação da concorrência

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara

Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara

endereço de e-mail

Secretariado

Isabel Maria Lopes Pereira

Isabel Maria Lopes Pereira

Gabinete: B 115
t.: 249 328 290
ext.: 3108
endereço de e-mail

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11771/2016 de 27/09/2016

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Semestre
Atelier de CriatividadeGestão e administração 2
Comportamento do ConsumidorSociologia e outros estudos 3
Comércio EletrónicoInformática na óptica do utilizador 6
Direito das EmpresasDireito 5
Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4
InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
Marketing DigitalMarketing e publicidade 4
Métodos QuantitativosMatemática 4
PortuguêsLíngua e literatura materna 4
Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6
Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6
Sociedade e EconomiaEconomia 4
Tecnologias de Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6
Técnicas de ComunicaçãoJornalismo e reportagem 2

 

Plano curricular
UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
Semestre
Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços DigitaisGestão e administração 4
Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2
Comunicação e Comércio EletrónicoMarketing e publicidade 4
Desenvolvimento de Produtos DigitaisMarketing e publicidade 5
Estudos de MercadoMarketing e publicidade 4
EstágioMarketing e publicidade 30
Laboratório de Produção de ConteúdosMarketing e publicidade 5
Tecnologias no Marketing e Comunicação DigitalMarketing e publicidade 6

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Atelier de criatividade e empreendedorismoGestão e administração 2 Joana Leiria Cabral Ferreira
Sílvio Silva
InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4 Cláudia Sofia Passão Paixão
Maria de Fátima Matos Navalho Silva Peixoto
Métodos QuantitativosMatemática e estatística 4 José Faria Paixão
Carla Sofia Costa Pott Larsen
Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6 Inês Roque da Costa
Fátima Pedro
Sociedade e EconomiaEconomia 4 Miguel António Lopes Barbosa
Cláudia Pires da Silva
Tecnologias de Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6 Inaê Pimentel Santa Ana
Raul Monteiro
Técnicas de escrita para o meio digitalLíngua e literatura materna 4 Rosana Antonio
Manuela Silva
2º Semestre
Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços DigitaisGestão e administração 4 Maria João Cabrita Matias Ramos Bugarin
Sílvio Silva
Comunicação Visual e DigitalMarketing e publicidade 2 Fernanda Catarina Amaro Cavalheiro
Comércio EletrónicoMarketing e publicidade 6 Neuza Maria Eurico Cardoso
Vasco Silva
Estudos de MercadoCiências sociais e do comportamento 4 Carla Sofia Costa Pott Larsen
Inaê Pimentel Santa Ana
Rosa Brígida
Fátima Pedro
Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4 Ruben José Pereira Feijão
Bruno Manuel de Almeida Santos
Marketing DigitalMarketing e publicidade 4 Nádia Cristina Gonçalves Pereira Gromicho
Anabela da Cruz Pereira
Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6 Rodrigo Esteban Teles
Ana Isabel Gaspar Pacheco

 

Condições de Acesso

CANDIDATE-SE AQUI.

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Geografia
  • Matemática

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais (nacionais) e de 1000€ (internacionais)

Taxas e Emolumentos

 Candidatura   Nacionais 40,00€       Internacionais  50€

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt),o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

Calendarização

Informações sobre Candidaturas e calendarização das mesmas poderão ser consultadas aqui

Para qualquer esclarecimento  entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contacto através do email spoc@ipt.pt ou por telefone 249328107

Saídas profissionais

O profissional com um curso em Marketing Digital estará habilitado para exercer as seguintes funções, integrando as áreas de comunicação e/ou de vendas de uma organização:

  • Técnico de Marketing Digital;
  • Gestor de Redes Sociais;
  • Gestor de Conteúdos Online;
  • Técnico de Vendas Online;
  • Técnico de Marketing Direto.

Locais de funcionamento

Mafra

Mafra
- Curso pertencente ao Consórcio CETM - Consórcio entre o Tejo e o Mar

Tomar

Tomar

Parcerias

Câmara Municipal de Mafra - Academia de Ensino Superior de Mafra

Escola Secundária José Saramago

Escola Técnica e Professional de Mafra

NP4552
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