IPT Logotipo do IPT

Marketing Digital

Gestão e Estratégia Comercial

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605910.

Docente(s)
- Pedro Manuel Nobre Freire (2)
- António Anacleto Viegas Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
-Pretende-se que o aluno, compreenda o papel da análise estratégica, incluindo a análise do meio envolvente, dos stakeholders e a sua influência na análise interna e externa das organizações.
--Desenvolver e compreender a interação da gestão com a estratégia em particular na área comercial.
-Relacionar gestão e estratégia comercial com o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Produção e Consumo Sustentáveis, preconizado pelas Nações Unidas.

Programa
1.Conceito de Gestão
1.1. Noção de gestão
1.2. Níveis de gestão
1.3. Aptidões de gestão
2.Funções de Gestão
3. Análise estratégica
3.1. Introdução ao processo da gestão estratégica
3.2. Análise do meio envolvente
3.2.1. Meio envolvente contextual;
3.2.2. Meio envolvente transacional;
3.2.3. O Modelo das cinco forças de Michael Porter
3.3. Análise da empresa
3.3.1. Recursos da empresa;
3.3.2. Análise SWOT;
3.3.3. Cadeia de valor
4. Formulação da estratégia
4.1. Missão, objetivos;
4.2. Estratégias alternativas;
4.3. Organização e implementação da estratégia
5. Interação da gestão com a estratégia
6.Estratégia Comercial
6.1. O comércio
6.2. Atos de comércio
6.3. Comerciantes

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Realização de trabalho prático (40%) e um teste (60%). Os alunos ficam aprovados
com classificação igual ou superior a 9,5 (nove e meio) (média entre o teste e trabalho).
Exame normal:
Exame escrito (100%).

Bibliografia
- Gamble, J. e Thompson Jr., A. e Strickland III, A. (2008). Administração estratégica. Brasil: McGraw Hill Interamericana do Brasil Ltda
- Santos, A. (2001). O factoring e a gestão. Mem Martins: Publicações Europa América
- Serens, M. (2015). Código das sociedades comerciais. Lisboa: Almedina
- Teixeira, S. (2011). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora
- Thompson Jr., A. e Strickland III, A. e Gamble, J. (2008). Administração estratégica. Brasil: McGraw Hill Interamericana do Brasil Ltda
- Thompson Jr., A. e Strickland III, A. e Gamble, J. (2008). Administração estratégica. Brasil: McGraw Hill Interamericana do Brasil Ltda

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com apoio de quadro e meios audiovisuais.Resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado