Introdução à Indústria Agro-alimentar

TeSP - Qualidade Alimentar
3.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Conhecer a história da evolução do sector agroindustrial.
Conhecer as fileiras do sector agroalimentar.
Conhecer a importância económica do setor agroalimentar.
Conhecer os principais factores que governam a eficiência do setor agroalimentar.
Desenvolvimento de competências para a compreensão da complexidade das interações entre as diferentes fileiras da indústria agroalimentar, para o conhecimento das tecnologias associadas a este sector e para sua importância no bem-estar da população.

Programa
1 - Agricultura e indústria agroalimentar: evolução da agricultura antes da indústria agroalimentar desde o seu desenvolvimento inicial passando pela idade do ferro, idade média, revolução industrial e primeira metade do século XX.
2 - Tamanho e importância da indústria agroalimentar: Os subsectores das matérias-primas para a indústria agroalimentar e os subsectores dos produtos da indústria agroalimentar. Os subsectores dos serviços e da logística. As energias renováveis na indústria agroalimentar.
3 - Tecnologias emergentes na indústria agroalimentar: engenharia genética, sistemas de posicionamento global, agricultura de precisão. Estufas hidropónicas. Sistemas de gestão electrónica de produção animal.
4 - Tipos de indústria agroalimentar: Propriedade individual, sociedades, corporações, cooperativas.
5 - Mercado agroindustrial internacional: A importância do comércio, benefícios económicos, qualidade de vida, emprego, benefícios dos consumidores do comércio internacional. Argumentos para o proteccionismo, barreiras comerciais ao comércio agroalimentar.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consiste em três testes teóricos ao longo do semestre. A Soma das avaliações dos testes terá que ser superior a 10 valores para dispensa da avaliação em época de exame.

Bibliografia
- Ricketts, C. e Rawlins, O. (2001). Introduction to Agribusiness. Albany, New York: Delmar-Thomson Learning

Método de interação
Aulas teóricas de exposição dos conteúdos com projecção de slides através de videoprojector.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável