Biotecnologia Alimentar

TeSP - Qualidade Alimentar
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos

Objetivos
Aquisição de conhecimentos sobre: utilização de enzimas e microrganismos na indústria alimentar; principais alimentos obtidos por via biotecnológica e respetivos processos; parâmetros processuais que influenciam a atividade enzimática e o percurso da fermentação alimentar; cultivares transgénicos.

Programa
I - Introdução à biotecnologia dos alimentos.
II - Alimentos obtidos através de catálise por enzimas: Definição e vantagens; Parâmetros processuais mais comuns; Tipos de alimentos transformados; Transformação enzimática de horto-frutícolas; Transformação enzimática de cereais; Transformação enzimática de leite; Transformação enzimática de carne.
III - Alimentos obtidos através da catálise por microrganismos viáveis: Definição e vantagens; Parâmetros processuais; Tipos de alimentos transformados por fermentação com produção de ácido e álcool; Transformação microbiana de horto-frutícolas; Transformação microbiana de cereais; Transformação microbiana de leite; Transformação microbiana da carne.
IV - Alimentos obtidos por manipulação genética. Questões de biossegurança e problemática associada aos alimentos transgénicos.
Aulas PL
Realização de trabalhos laboratoriais: TP1 ? Condução de uma fermentação alcoólica para produção de vinho de mesa. TP2 ? Condução de uma fermentação acética para produção de vinagre. TP3 - Condução de uma fermentação láctica de leite.

Metodologia de avaliação
Ponderação da classificação prática (30%) e da classificação teórica (70%). A classificação prática é obtida pela realização de trabalhos laboratoriais e respetivos relatórios. A classificação teórica é obtida pela realização de uma prova escrita.

Bibliografia
- Lima, N. (2003). Biotecnologia - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas
- Mateus, D. (2016). Apontamentos das aulas, Protocolos laboratoriais, Enunciados dos exercícios propostos.. Tomar:
- Dransfield, E. (1981). Enzymes and Food Processing. London: Applied Science Publishers
- Rose, A. (1982). Fermented Foods. London: Academic Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e em que são propostos e resolvidos exercícios de aplicação, e aulas prático-laboratoriais em que são realizados alguns trabalhos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas