Controlo de Qualidade Alimentar

TeSP - Qualidade Alimentar
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Providenciar a aquisição de conhecimentos abrangentes e especializados sobre o controlo de qualidade de alimentos , nomeadamente sumos e refrigerantes, vinhos , doces e marmeladas, e leite e derivados. Potenciar o desenvolvimento da aplicação prática laboratorial dos métodos de controlo analítico.

Programa
1 - Introdução Técnicas e análises necessárias ao controlo de qualidade de cada produto e suas matérias primas. Seleção e definição dos parâmetros a analisar em cada caso. 2- Sumos e refrigerantes Familiarização com as etapas de produção e com aplicação prática de algumas técnicas necessárias para o controlo de qualidade em indústrias de sumos e refrigerantes. 3- Doces e marmeladas Familiarização com as etapas de produção de doces e marmeladas e com as análises práticas ao produto e às suas matérias-primas. 4 - Vinhos 4.1-Familiarização com as etapas de produção do vinho de mesa e com as análises químicas feitas ao vinho. 4.2-Prevenção de doenças que podem afetar a qualidade dos vinhos. 4.3-Prevenção e controlo das instabilidades proteica, tartárica, cúprica, férrica e oxidásica. 4.4-Origens, deteção e controlo de defeitos organoléticos nos vinhos. 5- Leites e Derivados 5.1-Composição média do leite de diversas proveniências. Fatores que afetam a composição do leite. Qualidade do leite. 5.2- Análises físico-químicas 5.3-Análises indicadoras de higiene

Metodologia de avaliação
Dois testes escritos em frequência e/ou exame (60%) e elaboração de relatórios dos trabalhos laboratoriais (40%).

Bibliografia
- Ceirwyn, J. (2013). Analytical Chemistry of Foods. London: Springer
- Kilcast, D. (2013). Instrumental Assessement of Food Sensory Quality - A Pratical Guide. : Elsevier
- Gonçalves, M. (2001). Metodos Instrumentais para Analise de Soluçoes. Lisboa: Fundaçao Calouste Gulbenkian

Método de interação
Aulas teóricas onde são leccionadas os conteúdos programáticos propostos, aulas teórico-práticas e aulas práticas laboratoriais com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas
teóricas.

Software utilizado nas aulas
n.a