Mercados de Capitais - Análise de Oportunidades e Desafios

Mestrado em Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo
ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta unidade curricular visa dotar o aluno de um conhecimento geral e amplo dos vários mercados financeiros e das suas interligações, bem como dos agentes que neles actuam e das estratégias que seguem.

Programa
Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras; Gestão de Carteiras; Títulos de Rendimento Variável; Títulos de Rendimento Fixo; Forwards e Futuros; Opções; Conceitos e Terminologia; Avaliação das Opções; Estratégias de Hedging e Especulação.

Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos reveste a modalidade de uma frequência e/ou exames final. Os alunos que optarem por avaliação em regime de frequência deverão organizar-se em grupo de 3 pessoas para realizar um trabalho escrito, versando o tema do impacto da crise financeira nos Mercados Accionistas. Estes alunos, deverão ainda realizar uma prova teórico-prática. As duas provas previstas na avaliação por frequência concorrem para a nota final com as ponderações de 35%, 65%.
Caso não se tenha submetido a avaliação por frequência, o aluno poderá ainda efectuar um exame final escrito que, neste caso, definirá em 100% a avaliação final do aluno.

Bibliografia

Método de interação
O método pedagógico da disciplina consistirá na combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica dos problemas da tomada de decisões financeiras.

Software utilizado nas aulas