Estudos de Viabilidade de Empreendimentos Turísticos

Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)
- Éricka Maria Costa de Amorim

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- Resolver as questões para desenvolver um projeto de empreendimento turístico;
- Conhecer os processos a seguir e as informações a recolher para planear um empreendimento turístico;
Saber estruturar e comunicar um plano de negócios com viabilidade.

Programa
1-Da ideia ao negócio
2-Do negócio ao plano de negócios
3-Estratégia empresarial
4-Conceção dos produtos/serviços
5-Análise e diagnóstico estratégico
6-Mercados e posicionamento
7-Elaboração do plano de investimentos
8-Plano de Operações
9-Estudo económico-financeiro
10- Elaboração e comunicação do plano de negócios

Metodologia de avaliação
Realização de um trabalho de aplicação (75%)
Apresentação oral do trabalho (25%)

Bibliografia
- Barros, H. (2005). Análise de projetos de Investimento. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: Edições Silabo
- Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
O processo pedagógico articula-se na simulação da tarefa de criação de um empreendimento turístico real.
O estudante coloca-se no papel do emprendedor responsável pela concepção e criação do empreendimento.

Software utilizado nas aulas