Arquitectura de Computadores II

Engenharia Informática
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 42,0 PL + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)
- Luis Agnelo de Almeida

Pré-requisitos
Programação, Arquitectura de Computadores I, Sistemas Operativos.

Objetivos
1- Compreender os conceitos mais relevantes da arquitetura de computadores;
2- Analisar de uma forma quantitativa a ligação entre o hardware e níveis funcionais programados;
3- Descrever as diferentes componentes de um computador e as suas funcionalidades;
4- Programar rotinas em linguagem assembly para a inter-relação entre o processador, a memória e os periféricos;
5- Especificar e configurar sistemas computacionais ao nível do hardware.

Programa
1-Arquitectura de um computador.
2-Arquitectura do conjunto de-Instruções.
3-Programação em linguagem Assembly (processador e periféricos).
4-Aritmética computacional
5-Programação do coprocessador aritmético
6-Organização da Memória (mecanismos de gestão).
7-Sistemas de Entrada e Saída de Dados.
8-Multiprocessadores.

Metodologia de avaliação
Exame final, 14 valores:
- Prova escrita teórica, 6 valores em 20 (30% da classificação final), com um mínimo de 1,8 valores;
- Prova teórico-prática, 8 valores em 20 (40%, da classificação final), com um mínimo de 2,4 valores;
Avaliação contínua, 6 valores:
- Trabalhos práticos laboratoriais, 6 valores em 20 (30%, da classificação final), com um mínimo de 1,8 valores;.

Bibliografia
- Hennessy, J. e Patterson, D. (1994). Computer Organization and Design. : Morgan Kaufman
- Brey, B. (2003). The Intel Microprocessors: 8086/8088, 80186/80188, 80286, 80386, 80486, Pentium, Pentium Pro Processor, Pentium II, Pentium III, and Pentium 4 - Architecture, Programming, and Interfacing. : Prentice-Hall
- Stallings, W. (2000). Computer Organization and Architecture: Designing for Performance. : Prentice Hall

Método de interação
Aulas teóricas com exposição oral auxiliada pelas novas tecnologias; Aulas práticas laboratoriais para actividades de carácter experimental com equipamentos computacionais.

Software utilizado nas aulas
Windows, EASY4, Microsoft Macro Assembler (MASM), Linker, DOSBox