Matemática

TeSP - Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Maria Cristina Oliveira da Costa

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular são a aquisição e consolidação de alguns conhecimentos fundamentais sobre:

a) Cálculo matricial,
b) Lógica proposicional,
c) trigonometria,
d) Cálculo vetorial,
e) Números Complexos
g) Funções reais de variável real.

Programa
1. Cálculo matricial
1.1. Noções gerais
1.2. Operações sobre matrizes
1.3. Aplicação das matrizes à resolução de sistemas de equações lineares - método de eliminação de Gauss

2. Introdução à lógica proposicional
2.1. Proposições e operadores lógicos sobre proposições
2.2. Tabelas de verdade
2.3. Leis de De Morgan

3. Trigonometria
3.1. Relações trigonométricas
3.2. Arcos e ângulos. O círculo trigonométrico
3.3. Fórmulas trigonométricas

4. Introdução ao cálculo vetorial
4.1. Segmentos orientados
4.2. Norma, direção e sentido
4.3. Vetores e operações elementares com vetores

5. Números complexos
5.1. Forma algébrica e forma trigonométrica. Números complexos como vetores
5.2. Operações com números complexos

6. Complementos sobre funções reais de variável real
6.1. Generalidades sobre funções reais de variável real
6.2. Estudo de algumas funções algébricas
6.3. Estudo de algumas funções transcendentes

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:

A avaliação por frequência consiste na realização de três provas escritas. As duas primeiras são classificadas de 0 a 7 valores cada e a terceira é classificadas de 0 a 6 valores. O aluno é dispensado de exame, ou seja, é aprovado por frequência se obtiver classificação superior ou igual a 10 valores, resultante da soma das 3 provas.


Avaliação por exame:

Prova escrita (classificada de 0 a 20 valores) sobre toda a matéria lecionada. Se, nesta prova, o aluno obtiver uma classificação superior ou igual a 10 valores é aprovado.

Bibliografia
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. 1). São Paulo: McGraw-Hill
- Kolman, B. (2006). Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. São Paulo: LTC
- Ziegler, M. (2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
- Armstrong, B. (2002). , Solving problems in finite mathematics and calculus, ,. London: Pearson Education

Método de interação
As aulas são expositivas, sendo os conteúdos programáticos apresentados tendo sempre em vista a sua aplicação prática, promovendo-se e incentivando-se a participação dos alunos na discussão dos temas abordados.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.