Atelier de Criatividade

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural
2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito

Pré-requisitos

Objetivos
Desenvolvimento de processo de aquisição de atitudes positivas.
Desenvolvimento de processos de tomada de decisão.
Desenvolvimento de processos de resolução de problemas.
Desenvolvimento de processos de equipa.

Programa
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Exercícios de criatividade em grupo.
a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas.
b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema.
c. Exercícios de desafios interpessoais.
d. Exercícios de desafiar as convenções.
e. Exercícios estimuladores de autoconfiança.
f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco.
g. Exercícios de motivação.
h. Exercícios de tomada de decisão.
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Exercícios de criatividade em grupo.
a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas.
b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema.
c. Exercícios de desafios interpessoais.
d. Exercícios de desafiar as convenções.
e. Exercícios estimuladores de autoconfiança.
f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco.
g. Exercícios de motivação.
h. Exercícios de tomada de decisão.

3. Ativar o espírito de conceptualização de ideias:
a. Geração e síntese de ideias.
i. Ideias pelos recursos.
ii. Ideias pela oferta.
iii. Ideias pelos clientes.
iv. Ideias pelas finanças.
v. Ideias por múltiplos epicentros.
vi. Poder das questões de antecipação.
b. Processo de elaboração de ideias.
i. Imersão.
ii. Expansão.
iii. Seleção de critérios.
4. Constituição da equipa:
a. Deteção do potencial criativo.
b. Deteção de conflitos.
c. Deteção de estilos de comportamento na relação e na tarefa.
5. Prototipagem:
a. Construir lista de prioridades.
b. Desenho do modelo.
c. Construção do modelo.
d. Exposição do modelo.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação e/ou a não realização do trabalho constitui reprovação. Em época de exame, a avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão pública de um projeto, com uma ponderação de 50%, e um teste escrito de ponderação de 50%.

Bibliografia
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espanha: Paidós
- M., J. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha: Ariel
- Pigueur, Y. e Orsterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Bornstein, D. (2007). Como Mudar o Mundo. (Vol. 1). (pp. 1-472). Portugal: Estrela Polar

Método de interação
Metodologia totalmente centrada em equipas discentes, que executam exercícios, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas para a conceção.

Software utilizado nas aulas