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Ano Letivo: 2020/21

Produção de Atividades para o Turismo Cultural

Atelier de inovação e empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016 - retificação

2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 S , Cód. 61186.

Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projecto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da actividade.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projecto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a actividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e actividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projecto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições publicas ? análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O inicio de actividade
7. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua- A disciplina é leccionada recorrendo a aulas teórico-práticas. Será apresentada e discutida a matéria, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projectos dos alunos. A avaliação é efetuada por meio de um trabalho final, efetuada no período de avaliação continua (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar. Avaliação de exame feita por meio de um trabalho final (100%). Ao alunos com classificação inferior a 10 valores reprovam.

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker , P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. Lisboa: Editorial Presença
(1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. Lisboa: Editorial Presença
(2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition

Método de Ensino
A disciplina é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projetos dos alunos.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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