Introdução ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural, Publicação em Diário da República - Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016 - retificação

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL

Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões

Pré-requisitos

Objetivos
Habilitar os alunos de conhecimentos necessários para compreender o conceito de produtos turísticos e a sua importância para a atividade turística. Entender a dinâmica e a necessidade da indústria da cultura. Pretende-se que os alunos fiquem munidos de competências base para identificar oportunidade

Programa
1. Introdução
1.1 A indústria Turística
1.2 Produtos tangíveis e intangíveis
1.3 Produtos e Serviços em Turismo
1.4 Conta Satélite do Turismo

2. Tipos de Produtos Turísticos
2.1 Os Produtos e a Procura Turística
2.2 Criação e formatação de Produtos Turísticos

3. Aplicação prática
3.1 Planeamento e desenho de um Produto turístico inovador

Metodologia de avaliação
A metodologia de ensino será centrada no método teórico-prático. Será importante que o aluno conceptualize num momento inicial a realidade circundante ao objeto em estudo, utilizando-se para isso, a exposição de casos práticos, definição de conceitos e regulamentos. Posteriormente, pretende-se que o aluno interaja no processo de aprendizagem, utilizando-se para o efeito, técnicas interrogativas e demonstrativas, através de um forte suporte audiovisual.
A avaliação final incidirá na realização de um trabalho prático previamente estabelecido (20 valores).

Bibliografia
- Nunes, R. e Marques, A. e Braga, C. e Alcântra, A. e Abranja, N. (2012). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. (Vol. 1). (pp. 15-27). Lisboa: Lidel
- Balanzá, I. (2003). Marketing e comercialização de Produtos Turísticos. (pp. 01-221). S. Paulo, Brasil: Thomson Learning

Método de interação
A metodologia de ensino será centrada no método teórico-prático e exposição de casos práticos, definição de conceitos e regulamentos. Posteriormente, pretende-se que o aluno interaja no processo de aprendizagem, utilizando-se para o efeito, técnicas

Software utilizado nas aulas