Marketing Turístico

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Vasco Ribeiro dos Santos

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Analisar e desenvolver um plano de marketing turístico, identificando os principais elementos do mercado turístico que permitam a operacionalização das variáveis do marketing mix; proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas para o desenvolvimento de um plano promocional para o destino turístico.

Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico;
2. Procura Turística;
2.1. Caraterísticas do turista,
2.2. Determinantes da procura,
2.3. Impactos do turismo,
2.4. Processo de decisão de compra, entre outros.
3. Oferta Turística;


4. Plano de Marketing
4.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).
4.2. Caso de estudo em Portugal (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções
da estratégia de desenvolvimento de um plano)

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com as componentes prática e teórica, sendo os alunos dispensados de exame com nota igual ou superior a 10 valores.
Componente prática: trabalho prático individual/grupo (50%).
Componente teórica: prova escrita (50%) com nota mínima de 8 valores.

Bibliografia
- Buhalis, D. e Costa, C. (2006). Tourism Management Dynamics ? Trends, Management and Tools. (Vol. 1). UK: Elsevier
- Holloway, C. (2004). Marketing for Tourism. (Vol. 1). UK: Pearson
- Kotler, P. (2011). Marketing 3.0 ­ Do produto e do consumidor até ao espírito humano. (Vol. 1). UK: Atual
- Lindon, D. e Lendrevi, J. e Levy, P. e Rodrigues, J. (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. (Vol. 1). Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
Método expositivo; Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas; Casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.