Atelier de Inovação e Empreendedorismo

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 S

Docente(s)
- Sílvio Manuel Valente da Silva

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Competências a adquirir pelo aluno:
- Conhecer o processo de criação de novas empresas, factores e condicionantes;
- Caracterizar a figura do empresário e conhecer as razões para o seu surgimento;
- Reconhecer ideias de negócio e avaliar oportunidades;
- Identificar tecnologias com potencial de mercado e de valorização económica;
- Identificar os elementos necessários ao processo de criação de uma empresa;
-Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado;
-Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio.
-Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo.
-Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio.

Programa
1 – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2 - O EMPREENDEDOR
2.1. Definições de empreendedor.
2.2. A decisão de empreender.
2.3. O histórico do empreendedor.
2.4. Diferenciar inventores e empreendedores.
2.5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
3 – O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
3.1. Oportunidades e ideias.
3.2. Fontes de novas ideias
3.3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
3.4. Métodos de geração de novas ideias.
3.5. Avaliação das ideias.
3.6. A proteção da propriedade intelectual.
3.7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
4 – O PLANO DE NEGÓCIOS
4.1. As partes componentes do plano de negócios
4.2. A apresentação do plano de negócios.
5 – ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
5.1. Visão e missão.
5.2. Análise externa (geral e da indústria).
5.3. Análise interna.
5.4. Análise SWOT.
5.5. Estratégias genéricas.
6 - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
6.1. Conceitos genéricos de Marketing.
6.2. Estudo de mercado.
6.3. Segmentação.
6.4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
6.5. A marca.
6.6. O marketing-mix.
7 – A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
7.1. As empresas singulares.
7.2. As sociedades.
7.3. As formalidades da criação da nova empresa.
8 – ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução)
8.1. A atividade da empresa.
8.2. Demonstrações financeiras.
8.3. Rácios de análise económico-financeira.
9 - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)
9.1. – Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)

Metodologia de avaliação
O sistema de avaliação é contínuo,apoia-se em:Trabalho individual a ser apresentado.Tema a definir com o docente(90%);Participação nas aulas,assiduidade, pontualidade(10%).Exame escrito normal ou recurso:Exame(100%).

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker , P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. Lisboa: Editorial Presença
- Osterwalder, A. e Pigueur, Y. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa: D.Quixote
- Marina, E. e M, J. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espana: Ariel
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London: Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana: Paidos

Método de interação
Aulas teórico-práticas: a)Método expositivo, com recurso a audiovisuais;b)Método participativo, com recurso à discussão de questões; c) Apresentação e análise de casos de empreendedorismo; d)Construção do plano de negócios.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável