Gestão de Conflitos e Negociação

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Analisar o conflito e a sua gestão na prática da resolução pacífica e construtiva de litígios.
Analisar a interdependências, numa sociedade global, entre os envolvidos e as consequências nas suas dinâmicas, dos grupos e das sociedades, como um dos focos possibilitadores de conflitos.
Analisar a descrição dos conflitos e elaborar a sua prescrição normativa.
Elaborar formas preventivas do conflito nas organizações.
Abordar os conflitos nos termos de procurar um acordo mutuamente benéfico para as partes, de exploração de objetivos comuns, e criação de alternativas para alcançar o compromisso.
Solucionar os conflitos de forma construtiva.

Programa
1.Delimitação do conceito de conflito; Níveis de análise e categorias de conflito; Fatores geradores de conflitos, Funcionamento de situações conflituais; Conflitos como risco e como oportunidade.
2. Princípios da gestão e da resolução de conflitos; Estilos de gestão de conflito e as suas diferentes taxonomias; Obstáculos à gestão de conflitos; Competências necessárias à gestão construtiva dos conflitos.
3. Definição de negociação, tipos e fases, e eficácia cognitiva e comportamental. Estratégias e táticas.
4. Natureza da mediação, características e tipos; Vantagens e limites; Modelos, etapas e fatores.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: análise de casos 60%, e prova de frequência 40%. Não será admitido a avaliação final quem obtiver uma média igual ou superior a 10 valores
Avaliação final: exame escrito.

Bibliografia
- Crespo de Carvalho, J. (2013). Negociação. Lisboa: Sílabo
- Damasceno Correia, A. (2012). Manual de Negociação. Lisboa: Lidel
- Cunha, P. e Leitão, S. (2012). Gestão Construtiva de Conflitos. (Vol. 1). (pp. 1-111). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa
- S. Kindler, H. (1991). A Gestão Construtiva dos Desacordos. (Vol. 1). (pp. 1-97). Lisboa: Monitor - Edições Para Profissionais

Método de interação
Os conteúdos teóricos serão abordados com recurso a métodos expositivos. A componente prática envolverá a análise de estudos de caso e exercícios realizar em sala de aula.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.