Sistemas de Informação e Suporte à Gestão de Recursos Humanos

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL

Docente(s)
- Ana Marta Diniz Santos Rodrigues

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Colaborar na definição da estratégia de Capital Humano e IT Governance. Conhecer vários sistemas de informação organizacionais. Identificar, selecionar e construir os indicadores de monitorização e da gestão do capital humano. Entender o trabalho para os millennials e a futura gestão do conhecimento

Programa
Parte I - Sistemas de Informação de Capital Humano, enquadramento organizacional.
- A evolução das organizações e do papel atribuído ao homem ao longo do tempo.
- Os paradigmas organizacionais e a evolução na Gestão das Pessoas.
Parte II - Tendências da gestão atual.
- O capital humano, capital estrutural e o capital relacional na construção do capital intelectual. Os sistemas de informação no capital estrutural, como suporte aos processos organizacionais.
- Gestão de competências e a gestão do conhecimento.
Parte III - Recursos informáticos, processos e métricas de gestão. A gamificação como suporte às políticas de RH.
- Online recruitment - plataformas de bases de dados; otimização e automatização de processos.
- Redes sociais profissionais; LinkedIn; tendências do recrutamento online; erros comuns; Sistemas de Rework e Sistemas de partilha.
- Plataformas E.R.P (Enterprise Resource Planning) e a sua integração com aplicações na Cloud, aplicado à gestão de Recursos Humanos e seus processos.
-A intranet; Custom workflows; assinatura digital e dados biométricos na monotorização, otimização de processos e redução de tarefas administrativas.
-O Networking - conceito científico; as redes de contactos como potenciador de informação e conhecimento. O networking e a inovação.
-O Big Data e os algoritmos que elaboram perfis, suas aplicações no marketing externo; no costumer service e na eficiência operacional de processos. A conectividade numa gestão integrada.
Parte IV - A automatização de dados e os processos de liderança baseados em business inteligence. Os sistemas de informação como suporte às políticas de RH.
- A análise de dados como suporte a decisões estratégicas; análise de tendências e resultados, deteção de anomalias e acesso aos dados relevantes. Facilidade na identificação de necessidades e prioridades. Visão global do negócio.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Frequência escrita (80%); atividades e exercícios em aula (20%). O Aluno dispensa do exame final com a média da avaliação contínua, igual ou superior a 10 valores.
Avaliação: Exame escrito na época estabelecida.

Bibliografia
- Alturas, B. (2013). Introducao aos Sistemas de informacao Organizacionais. Lisboa: Edicoes Silabo, Lda.
- Caetano, A. e Vala, J. (2007). Gestao de Recursos Humanos- Contextos, Processos e Tecnicas. Lisboa: Editora RH
- Cascao, F. (2004). Entre a Gestao de Competencias e a Gestao do Conhecimento. Lisboa: Editora RH
- Silva, M. e Martins, J. (2008). IT Governance - A Gestao da Informatica. Lisboa: Lidel- Edicoes tecnicas, Lda

Método de interação
Aulas com exposição oral, apoiadas por data show; Prezi; Haiku Deck e vídeos de estudos de caso.
Apresentação/discussão de casos e trabalhos desenvolvidos.
Utilização do software SAGENext; aplicativos Cloud Computing; Plataformas online.

Software utilizado nas aulas
SAGE: Gestão de Pessoal; Plataformas de online Recruitment; Aplicativos de Cloud computing