Comportamento Organizacional

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho
- Sónia Marisa Pedroso Gonçalves Bogas

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem compreender:
- O lugar e o papel da GRH no contexto da evolução empresarial;
- A importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.

Programa
Cap. I ? A inteligência emocional e o seu impacto na globalização
1.1 ? Importância das emoções no comportamento.
1.2 ? Avaliar o impacto da globalização no capital humano.
1.3 ? Descobrir os efeitos das emoções no processo de globalização.
Cap. II ? Novos fundamentos do comportamento
2.1 ? Varáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças.
2.2 ? Processo de mudança organizacional.
2.3 ? Gestão do conhecimento.
Cap. III ? A aprendizagem
3.1 ? A aprendizagem contínua em todos os níveis da organização.
3.2 ? Identificar a importância da ética nos processos de competitividade global nas organizações.
3.3 ? Aprendizagem contínua como base do desenvolvimento sustentável nas organizações globais.

Cap. IV ? O processo de motivação - frustração
4.1 ? A conceptualização do processo de motivação.
4.2 ? Características das necessidades ou motivos.
4.3 ? Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos.
4.4 ? A frustração e os movimentos sociais.
4.5 ? O papel da comunicação no sistema social.

Cap. V - A mudança organizacional.
5.1 - Porque falham os processos de mudança e quais as estratégias de que os gestores dispõem para vencer a resistência à mudança?

Cap. VI - A liderança e a comunicação.
6.1 - A liderança e a sua importância no desempenho das organizações.
6.2 - Qual a importância da comunicação e que implicações advêm para a gestão?

Cap. VII - O poder, o controlo e o conflito nas organizações: como pode ser gerido?

Cap. VIII - A incerteza da envolvente e a inovação.

Cap. IX - O stress aliado à produtividade.

Cap. X - O gestor de recursos humanos e a multiculturalidade
10.1 - Atitudes e valores a ter em conta.
10.2 - Compreender as tendências do nosso tempo e o seu impacto na gestão.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: frequência e trabalhos de grupo. São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores na frequência e obtenham também, no mínimo, 10 valores em cada trabalho.
Avaliação final: Exame.

Bibliografia
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2010). Manual de Gestao de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edicoes Silabo
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK: Palgrave Macmillan
- Ivancevich, J. e Konopaske, R. e Matteson, M. (2013). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. e Cabral-Cardoso, C. e Campos e Cunha, R. e Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestao. Lisboa: Editora RH

Método de interação
Aulas teóricas onde são expostos os tópicos dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos. Nesta UC dá-se ênfase ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.