Realidade virtual, territórios e cidadania

Mestrado em Técnicas de Arqueologia
ECTS; º Ano, , 0,0 T + 0,0 PL + 0,0 TP + 0,0 P + 0,0 TC + 0,0 S + 0,0 E + 0,0 OT + 0,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
não aplicável

Objetivos
Procura-se que o aluno adquira uma consciência de gestão sustentável e inclusiva do território com foco na paisagem cultural tendo em conta as diversas vertentes como as atividades económicas, produtivas e sociais
Será feito uso de representação 3D de paisagens

Programa
1-Introdução
Programa da disciplina
Funcionamento das aulas
Processo de avaliação
Bibliografia
Material necessário
2-Ferramentas de representação 3D
Paisagens rurais e urbanas
3-Cidades e territórios, Europa 2020 (como melhorar as cidades e o território)
4-Paisagens culturais portuguesas
-Caracterização, funcionamento e produtividade
-Funcionamento sustentável
-Relações de equilíbrio
-Perturbações e ameaças
-Perda de competitividade
-Ecossistemas no interior do perímetro urbano
-Arquitetura popular
5-Novas formas de manter as paisagens culturais
-Identificar o potencial
-Resolução dos vários problemas e valorizar as potencialidades do território
-Aproveitar os serviços da natureza para maior sustentabilidade
-Medidas para tornar mais competitivas
-Modernizar as infraestruturas (transportes e comunicações)
6-Cidadania
Educação ambiental
Sustentabilidade
Educação rodoviária
Consumo
Empreendedorismo
Saúde
Qualidade de vida
Educação para o desenvolvimento

Metodologia de avaliação
-uma ficha de avaliação para a parte teórica
-um exercício de representação para a parte prética

Bibliografia

Método de interação
As aulas são lecionadas com recursos a inúmeras ilustrações que salientam diversos aspetos sobre a paisagem

Software utilizado nas aulas
AutoCAD