Turismo, Multiculturalismo e Lusofonia

Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)
- Hermínia Maria Pimenta Ferreira Sol

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Terminado a UC os/as alunos/as devem ser capazes de compreender a génese e identiicar os comportamentos culturais nascidos do encontro entre os portugueses e os povos dos cinco continentes com quem contactaram, bem como realizar projetos culturais envolvendo estes contactos no passado e no presente.

Programa
1. A identidade Nacional e constituição étnica e religiosa do povo português; 2. Dispersão de Portugal no Mundo; 3. O mundo da Cultura Portuguesa; 4. Portugal na Cultura Universal; 5. Marcas da presença portuguesa no mundo; 6. As imigrações; 7. Turismo e Sociedade contemporânea; 7. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação
Trabalho individual (80%)
Assiduidade e participação nas aulas e tutorias (20%)

Bibliografia
- Medina, J. (2006). Portuguesismo(s). (Vol. 1). Lisboa: Centro de Historia da Universidade de Lisboa
- Dacosta, F. (2013). Os Retornados Mudaram Portugal. (Vol. ____). (pp. ___-____). Lisboa: Parsifal
- Costa, C. e Panyik, E. e Buhalis, D. (2013). Trends in European tourism planning and organisation. (Vol. ----). (pp. -------). Bristol: Channel View Publications
- Entre Prospero e Caliban: colonialismo, pos-colonialismo e inter-identidade.(2003, 0 de ---). Novos Estudos , pp. 23-52.

Método de interação
Aulas teóricas e tutorias.

Software utilizado nas aulas