Turismo Cultural

Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Usar os conhecimentos adquiridos para compreender e intervir na relação Cultura-Turismo como profissional qualificado;
Articular conhecimentos/capacidades/competências para resolver, realizar, desenhar e organizar propostas como especialista em desenvolvimento de produtos de turismo cultural.

Programa
1. Turismo e turismo cultural.
2. Ligação Cultura-Turismo-Criatividade.
3. Territórios criativos e cidades criativas.
4. Os produtos de turismo cultural na perspectiva local e regional.
5. Mercado turístico.
6. Revisãodo programa.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua

Realização de trabalho individual ou em grupo (Relatório escrito e Apresentação oral)

Dispensado de exame com nota igual ou superior a 10 valores

Bibliografia
- Gastal, S. (2000). Turismo - 9 propostas para um saber-fazer. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
- Du Cros, H. e Mckercher, B. (2002). Cultural Tourism - The Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management. New York: Routledge
- Reisinger, Y. (2009). International Tourism - Cultures and Bheavior. New York: Elsevier
- Portugal, I. (2013). PENT- Plano estratégico nacional do turismo. Lisboa: Ministério da Economia

Método de interação
Aulas expositivas

Revisões de literatura

Apresentações em aula (sob temas programáticos)

Visitas de Estudo

Demonstrações, estudos de caso e resolução de casos práticos

Preparação do Relatório escrito e da Apresentação oral

Software utilizado nas aulas