Empreendedorismo

Engenharia Informática
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 70,0 TP

Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolver uma atitude empreendedora. Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio. Avaliar as potencialidades de um novo negócio. Aplicar os instrumentos de análise financeira, e identificar as fontes de financiamento. Reconhecer as vantagens das parcerias.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo. 2. Processo empreendedor. 3. Metodologias para a escolha do projecto. 4. Elaboração de um plano de negócios. 5. Financiamento do projecto. 6. Como criar a sua empresa. 7. Sucesso/insucesso empresarial.

Metodologia de avaliação
Avaliação colectiva: Elaboração escrita de um plano de negócios ? trabalho de grupo- (60% da nota global da disciplina).
Avaliação individual: Apresentação e discussão do plano de negócios (30% da nota global da disciplina).A nota mínima 10.

Bibliografia
- Silva, M. e Mainardes, E. (2012). Inovação Empreendedora das Pequenas e Médias Empresas' in Marketing Empreendedor - Novos Rumos para o Sucesso nos Negócios de Micro, Pequenas e Médias Empresas. (pp. 59-89). Curitiba: Editora Xibpex
- Sarkar, S. (2007). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora
- Snell, S. e Bateman, T. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. .: McGraw-Hill
- Drucker, P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. .: Editorial Presença

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como a discussão dos projectos dos alunos.

Software utilizado nas aulas