História da Arte Portuguesa 3

Conservação e Restauro

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT

Docente(s)
- Nuno Miguel de Sousa Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos serão capazes de enquadrar a emergência dos movimentos artísticos da Contemporaneidade em Portugal, caracterizá-los e identificar os respectivos representantes e obras.
Entender a obra de arte como objecto artístico, estético e histórico

Programa
Metodologias e procedimentos. Citação, representações, transfigurações . O objeto e o espaço o desenvolvimento da exposição. O corpo e a natureza. Experiências conceptuais: do saber fazer para o saber pensar. Arte arte português e o seu vinculo com o mundo. Aproximação e/ou distanciamento.
A arte e o mercado, impulsos e entraves. A democratização da arte. Os matérias, as técnicas. Do saber fazer para o saber pensar.

Metodologia de avaliação
Entrega digital de dois trabalhos teóricos cada um deles contribuindo com 25% da classificação final. Apresentação desses trabalho cada um (15%)

Avaliação continua (20%)

Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas;

A avaliação por exame será realizada com a entrega dos dois trabalhos com temas e assuntos a definir pelo docente (50% cada);

Bibliografia
- Moura, Sobral, Gonçalves, Meco,, C. (1986). História da Arte em Portugal. (Vol. 12,13). Lisboa: Alfa
- França, J. (2000). A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX,. Lisboa: Livros Horizonte
- Vieira Jurgens, S. (2016). Instalações Provisórias - Independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX. (Vol. 1). Lisboa: Documenta
- Mario Gonçalves , R. (1998). A arte portuguesa do século XX. (Vol. 1). Lisboa: Temas & Debates

Método de interação
Aulas teóricas expositivas e teórico-práticas com análise de obras de arte para apreensão das características determinantes dos movimentos artísticos e seus representantes.
Aulas lecionadas à distância usando plataformas digitais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.