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Conservação e Restauro

Conservação de Coleções Etnográficas

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7 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 9380102.

Docente(s)
- Ângela Sofia Alves Ferraz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1 - Desenvolver estratégias de gestão e planeamento em conservação para coleções etnográficas.
2 - Documentar coleções etnográficas através de sistemas de documentação e gestão de coleções.
3 - Desenvolver métodos de conservação eticamente consistentes e de acordo com os pressupostos ditados pela significância cultural dos objetos.
4 - Explorar de forma prática questões de manuseamento, acondicionamento e exposição de coleções etnográficas.

Programa
1- Introdução e definição de conceitos: antropologia, etnografia, objeto etnográfico, coleções etnográficas
1.1. Etnografia Portuguesa: das suas origens ao contexto museológico atual
2- As coleções etnográficas: desafios à conservação e restauro
2.1 - A dimensão imaterial do património etnográfico
2.2 - Efemeridade e conservação
3- O ciclo de vida e o percurso biográfico so objetos
3.1 - Participação multicultural na tomada de decisões em conservação de coleções etnográficas
4 - Incorporação e entrada dos objetos
4.1- A política de Incorporação
4.2- Entrada dos objetos: documentação e procedimentos
4.3- Marcação dos objetos
5- Inventário e documentação
5.1-Sistemas de documentação
5.2- Trabalho de campo e pesquisa etnográfica
5.3- Fotografia, desenho etnográfico e registo de história oral
6- Conservação: diagnóstico e tomada de decisão
6.1- Conservação preventiva de coleções etnográficas
6.2- Intervenção de conservação e restauro: planeamento e execução
7-Embalagem e acondicionamento
7.1-Planeamento do acondicionamento em reserva
7.2- Execução de embalagens
8- Circulação e exposição
8.1- Documentação e procedimentos
8.2- Planeamento de exposições






Metodologia de avaliação
A - A avaliação da componente teórica é realizada através de um teste escrito com um peso de 40% na avaliação final.
B - A avaliação da componente prática laboratorial, com um peso de 60% na avaliação final. Esta contempla a participação ativa e o trabalho desenvolvido em aula (20%) e um relatório individual sobre o trabalho realizado nas aulas PL (40%)
O aluno que obtiver em frequência nota igual ou superior a 10 valores no somatório das duas componentes (A + B) e um mínimo de 10 valores em cada uma das componentes fica dispensado de exame.
Os métodos e critérios de avaliação mantêm-se para as épocas de exame, recurso, especial ou trabalhador-estudante.

Bibliografia
- Clavir, M. (2002). Preserving What is Valued: Museums, Conservation and First Nations. Vancouver: University of British Columbia Press
- Macedo, R. e H. Silva (coord.), R. (2010). A Arte Efémera e a Conservação. O Paradigma da Arte Contemporânea e dos Bens Etnográficos. Lisboa: Instituto de História da Arte
- Pais de Brito, J. e Campos, A. e Ferreira da Costa, P. (2000). Normas de Inventário - Alfaia Agrícola. Lisboa: Instituto Português de Museus
- Pearson (eds), C. e Morita, T. (1998). The Museum Conservation of Ethnographic Objects. (Vol. 23). Osaka: National Museum of Ethnology
- Ruiz-Jimenez, I. (1993). Conservación y restauración del material etnográfico. Madrid: Museo Nacional de Etnologia, Ministerio de Cultura
- Reflections on Changes in Museums and the Conservation of Collections from Indigenous Peoples.(1996, 0 de ---). Journal of the American Institute for Conservation, pp. 99-107.

Método de Ensino
1- Aulas teóricas expositivas, com recursos audiovisuais e análise de casos de estudo.
2- Aulas práticas laboratoriais, com exercícios que contemplam o desenvolvimento das diferentes fases envolvidas na preservação de coleções etnográficas.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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