Física 1

Conservação e Restauro
ECTS; º Ano, , 0,0 T + 0,0 PL + 0,0 TP + 0,0 P + 0,0 TC + 0,0 S + 0,0 E + 0,0 OT + 0,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecimento e compreensão de fenómenos científicos e sua estruturação sob a forma de conceitos e leis da Física. Aquisição de métodos e processos de resolução de problemas. Aquisição de conceitos gerais em Física; aquisição de conceitos de equilíbrio mecânico e propriedades físicas dos materiais.

Programa
1?Medidas de grandezas. Sistema de Unidades. Cálculo vectorial.
Noção de grandeza e de ordem de grandeza. Notação científica. Sistema Internacional de Unidades (SI): unidades fundamentais e unidades derivadas. Exemplos de grandezas físicas. Análise dimensional de uma grandeza. Noção de grandeza escalar e de grandeza vectorial. Definição de vector. Representação de um vector num sistema de eixos ortogonais, a duas dimensões. Vectores unitários. Operações com vectores.
2? Mecânica ? conceitos básicos de cinemática.
Noção de posição, deslocamento, velocidade instantânea, velocidade média e aceleração do movimento rectilíneo do ponto material: unidades no SI. Lei do movimento. Elaboração e interpretação de um gráfico na cinemática. Movimento circular uniforme: noção de frequência, período, velocidade angular e velocidade linear.
3? Mecânica ? interacções e forças.
Noção de força: unidade SI. Massa e peso de um corpo. Definição e caracterização das forças: peso, reacção normal, tensão, impulsão e força de atrito. Leis de Newton. Momento de uma força. Equilíbrio estático. Pressão exercida por uma força: definição e unidade SI.
4? Mecânica - energia.
Formas de energia. Definição das formas fundamentais de energia: energia cinética e energia potencial.
5- Propriedades mecânicas dos materiais.
Densidade e densidade relativa de um material. Pressão num líquido. Princípio de Arquimedes. Módulo de compressibilidade e módulo de Young.
6- Propriedades térmicas dos materiais.
Dilatação linear. Coeficiente de dilatação linear. Dilatação volumétrica. Quantidade de calor. Unidades de quantidade de calor: caloria. Capacidade calorífica. Calor específico. Condução, convecção e radiação de calor.
7- Porosidade
Materiais porosos: densidade de materiais porosos ? densidade real e densidade aparente. Definição e descrição do método de determinação da porosidade de um material.

Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, avaliadas em 10 valores cada uma.
Por exame: prova escrita avaliada em 20 valores.
Os alunos que obtiverem nota superior a 17 valores serão submetidos a uma prova oral.

Bibliografia
- Hewitt, P. (2002). Fisica Conceitual. Brasil: Bookman
- Resnick, H. (2009). Fundamentos de Física. (Vol. 1º). Brasil: Livros Técnicos e Científicos
- Resnick, H. (2009). Fundamentos de Física. (Vol. 2º). Brasil: Livros Técnicos e Científicos
- Silva, C. (0). Sebenta de Física 1.Acedido em21 de setembro de 2015 em http://www.e-learning.ipt.pt/

Método de interação
Aulas teóricas expositivas dos conceitos físicos. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor e, sempre que possível, complementadas com apresentação experimental no laboratório de Física.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.