Estratégia Empresarial

Contabilidade, Publicação em Diário da República - Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem demonstrar conhecimentos, competências e capacidade de gerar alternativas estratégicas nas empresas, bem como demonstrar reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico.

Programa
1.Origens do pensamento estratégico
2.Escolas do pensamento estratégico
3.Análise estratégica
4.Analise da empresa
5.Formulação da estratégia
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos

Metodologia de avaliação
Em todos os momentos de avaliação os alunos deverão elaborar e apresentar um plano estratégico. A nota mínima de aprovação é 9,5 valores.

Bibliografia
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Sílabo
- Arthur A, T. e John, G. (2008). Administração Estratégica. Lisboa: McGraw-Hill
- Santos, A. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora
- Freire, A. (2008). Estratégia - Sucesso em portugal. Lisboa: Verbo

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos Estratégicos serão desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Word, excel e power point.