IPT

Licenciatura em Contabilidade

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objectivos

Uma vez terminado este ciclo de estudos, os estudantes deverão demonstrar ter uma base sólida das matérias que integram a formação dos contabilistas no mundo atual, proporcionando o desenvolvimento de competências próprias de uma carreira profissional, com responsabilidade em contabilidade e fiscalidade, altamente prestigiante, qualificante e recompensadora.

Contribuir para a necessária transparência da informação que devem fornecer todas as entidades, independentemente da sua natureza, dentro do quadro ético que deve existir na sociedade, no setor empresarial público ou privado, como fator de proteção dos legítimos interesses dos acionistas, investidores, credores, trabalhadores e do Estado.

Contribuir para a prestação de boas contas dos recursos disponibilizados aos responsáveis pelos organismos da Administração Central e Local, pela consciência do relevo crescente do designado value for money.

Contribuir para a alteração de expectativas do trabalho do contabilista, visto como uma ferramenta de apoio, em primeira linha, à gestão.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Pedro Augusto Nogueira Marques

Pedro Augusto Nogueira Marques

Gabinete: O202
t.: 919432660
ext.: 2243

Coordenador(a) Erasmus

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Gabinete: O210
t.: 00351 249 328 244
ext.: 1125

Secretariado

Tania Claudia Soares e Esteves

Tania Claudia Soares e Esteves

Gabinete: B 115
t.: 249 328270
ext.: 3110

Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014

Condições de Acesso

Informação ao candidato

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 35%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

04 Economia

16 Matemática

18 Português

Propinas e métodos de pagamento

  O valor da propina anual é de 697€, podendo ser feito a pronto, em que beneficia de um desconto de 2%, ou por 10 mensalidades.

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Calendarização

 Acesso 

Saídas profissionais

Aos licenciados em Contabilidade abrem-se diversas oportunidades profissionais, ficando, desde logo, habilitados a iniciar a profissão de Contabilistas e Auditores, e a candidatar-se à Ordem dos Contabilistas Certificados bem como à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Têm igualmente lugar no quadro do funcionamento dos diversos órgãos de contabilidade e auditoria pública, como o Tribunal de Contas e as Inspeções-Gerais dos diversos Ministérios e de outros organismos públicos com funções semelhantes. As instituições europeias com funções de Contabilidade e Auditoria fazem igualmente parte do leque das possibilidades de emprego, bem como a profissão de auditor interno e consultor.

A formação específica no domínio da contabilidade e da fiscalidade permitem o acesso à profissão de Contabilistas Certificados ou outras afins.

Locais de funcionamento

Tomar

Tomar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
 
moodle
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos