Cálculo Financeiro

Contabilidade
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Luís António Antunes Francisco

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos, contudo recomenda-se a anterior frequência das unidades curriculares de Matemática.

Objetivos
- Efetuar capitalizações e atualizações de um ou mais capitais, resolvendo problemas relativos a tais operações;
- Equacionar e distinguir diferentes tipos de rendas, resolvendo problemas;
- Resolver problemas atendendo a diferentes modalidades de reemb

Programa
1 – Introdução
• Conceitos básicos.
• Taxa de juro e taxa de desconto.
• Valor atual e valor acumulado.

2 - Regimes de equivalência
• Regime de juro simples.
• Desconto bancário e reforma de letras
• Regime de juro composto.
• Taxas nominais, efetivas, proporcionais e equivalentes.
• Taxas correntes e taxas reais.
• Capitalização no domínio do contínuo.

3 - Rendas
• Conceito e modalidades.
• Rendas de termos constantes.
• Rendas inteiras temporárias.
• Rendas fracionadas temporárias.
• Rendas perpétuas.
• Rendas de termos a variar em Progressão Aritmética.
• Rendas de termos a variar em Progressão Geométrica.

4 - Amortização de empréstimos
• Conceito e modalidades.
• Reembolso com prestações periódicas constantes.
• Reembolso com amortizações periódicas constantes.
• Outras modalidades e variantes.
• Empréstimos obrigacionistas.

Metodologia de avaliação
Avaliação de Frequência:
• Realização de seis “mini-testes” durante o período de aulas, com uma cotação de 5 valores cada, dos quais contam para a Nota Final os melhores quatro (40%).
• Prova final (60%).
Notas < 10 => Exame ou Exame de Recurso.

Bibliografia
- Rodrigues, A. e Nicolau, I. (2010). Elementos de Cálculo Financeiro. Lisboa, Portugal: Áreas Editora
- Matias, R. (2015). Cálculo Financeiro, Teoria e Prática. Lisboa, Portugal: Escolar Editora
- Couto, E. e Crespo, N. e Barroso, M. (2009). Cálculo e Instrumentos Financeiros, da Prática para a Teoria. Lisboa, Portugal: Escolar Editora
- Quelhas, A. (2014). Manual de Matemática Financeira. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina

Método de interação
• Apresentações teóricas pelo professor através dos métodos expositivo e interrogativo, com o apoio do quadro e de meios audiovisuais.
• Resolução de exercícios práticos.
• Realização para avaliação de seis “mini-testes” durante o período de aulas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.