Projecto Final

 

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

7.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino
- Maria João Bom Mendes dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Capacidade para conceber e apresentar um projecto;
2. Saber seleccionar o suporte mais adequado para um projecto;
3. Saber coordenar um projecto nas diferentes fases de desenvolvimento;
4. Saber adequar o projecto aos condicionantes técnicos, ambientais e económicos existentes.

Programa
1. Desenvolvimento de dois projectos: briefing, orçamento, conceito, maquete, arte-final, pré-impressão, impressão e pós-impressão;
2. Selecção de formatos, suportes, acabamentos, tipografia, cores, imagens e manchas de impressão adequadas;
3. Integrar critérios de sustentabilidade no desenvolvimento dos projectos;
4. Deontologia profissional e contacto com os clientes;
5. Controle da Qualidade.

Metodologia de avaliação
Ao longo do semestre haverá dois momentos de avaliação, que correspondem a dois projectos (ponderação 50%/50%), propostos por docentes diferentes cada um.
Só serão admitidos a exame ou recurso os alunos que tenham frequentado, pelos menos, 2/3 das aulas, e a avaliação nas épocas referidas recairá sobre os mesmos dois projectos supracitados (ponderação 50%/50%).

Bibliografia
- Myers, D. (2013). The Graphic Designer's Guide to Portfolio Design. New Jersey: Wiley
- Hugues, P. (2010). Exhibition Design. Londres: Laurence King Publishing
- Welsh, C. (2013). Design: Portfolio: Self promotion at its best. Londres: Rockport Publishers
- Shaughnessy, A. (2005). How to Be a Graphic Designer: Without Losing Your Soul. Londres: Laurence King Publishing

Método de interação
1. Aulas de acompanhamento e discussão das propostas desenvolvidas pelos alunos para os projectos acima mencionados;
2. Orientação para a apresentação dos projectos;
3. Críticas construtivas aquando das apresentações do trabalho.

Software utilizado nas aulas
Qualquer software gráfico.