IPT

Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas

À Conversa com a Diretora

 

Nome do curso: Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar

Nome da Diretora: Maria João Bom

Formação da Diretora de curso: Doutorada em Design de Comunicação

maria joao bom

A licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar: uma oferta promissora

Este artigo visa mostrar que a licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar é um locus privilegiado de ensino politécnico na região do Médio Tejo, que cumpre a promessa de formar cidadãos autónomos, livres e iguais em direitos, proporcionando ainda um ensino moderno.

Fala-se na crise das licenciaturas e na educação escolar, mas ao mesmo tempo que tal acontece mais escolarizada se torna a sociedade, e o número de alunos a frequentar o ensino superior. A licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas não é exceção, uma vez que se trata de uma licenciatura madura, criada no princípio dos anos 80 do século passado, que procura, acima de tudo, continuar a afastar o espírito humano das investidas do negacionismo e do radicalismo, que constituem focos parasitários que tanto prejudicam a capacidade de se viver em paz e em tranquilidade em sociedade.

Na sequência da pandemia da COVID-19, o Conselho Europeu salientou a importância de melhorar a equidade e a inclusão na educação e na formação, a fim de garantir que ninguém fica para trás. Foram implementadas novas políticas, programas e instrumentos de financiamento da EU, aos quais a licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas não ficou alheia.

Neste período pandémico reconheceu-se ainda que os sistemas de educação e formação com melhor desempenho são os que, tal como a licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas colocam a tónica na equidade e na inclusão e que promovem a cooperação entre instituições de educação e formação formal, acabando por ter um impacto particularmente positivo nos alunos e na sua formação, nas duas áreas de formação do curso, o Design de Comunicação e a Tecnologia Gráfica.

A licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas é ainda uma licenciatura bicéfala, uma vez que, como supracitado, tem duas áreas científicas fundamentais, e que procura jovens talentos que possam trazer maior criatividade ao design gráfico e às suas respetivas tecnologias. O Instituto Politécnico de Tomar, na figura da licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas é também uma importante rampa de lançamento para os estudantes interessados nas indústrias criativas e no desenvolvimento de uma carreira académica e de um futuro profissional. Visa também potenciar a capacidade de empreender dos alunos, com vista a permitir-lhes tirar o melhor partido de todas as oportunidades associadas ao mundo do Design Gráfico e das suas respetivas tecnologias.

O Instituto Politécnico de Tomar oferece ainda formação desde o Curso Técnico Superior Profissional em Design Multimédia ao Mestrado em Design Editorial. Como resultado da ampla atividade didática-pedagógica na área do Design Gráfico, evidenciam-se as respostas dos alunos nos três ciclos de estudo e o diálogo estabelecido com o contexto geral dessa área de estudo, e a potencialização dos resultados práticos e teóricos.
Tal para dizer que a licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas oferece uma formação alargada, adequada às exigências do mercado, criando profissionais polivalentes e capazes de atuar nas mais diversas indústrias criativas. Permitindo desenvolver projetos reais em parceria com empresas e entidades privadas ou públicas. É composta por docentes que para além da preparação académica, têm uma estreita ligação ao mercado de trabalho, trazendo para o ambiente de aula a sua experiência, exemplos e práticas reais. Resta apenas contar contigo!!!

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos