Inglês e os Media

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Consciencializar os alunos para a necessidade de aperfeiçoamento de um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas;
Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente de acordo com as suas regras.

Programa
1. Os média Britânicos/Americanos
1.1. Imprensa escrita
1.1.1. Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2. Análise de notícias nos seus diferentes aspetos - Forma e conteúdo
1.1.3. Tradução e retroversão de notícias
1.2. Televisão
1.2.1. Tipos de programas
1.2.2. Personalidades televisivas
2. Linguagem dos diferentes média
2.1. Jornais e revistas
2.2. Televisão
2.3. Rádio
2.4. Online
3. Documentos jornalísticos
3.1. Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2. Press Releases
4. Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1. Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2. Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos média
5. A revolução digital na esfera dos média
5.1. Redes sociais
5.2. Mudanças e consequências

Metodologia de avaliação
* Avaliação Contínua (abrange todos os alunos exceto aqueles abrangidos por outros estatutos legais):
- Teste escrito realizado no final do semestre- 60%
- Trabalhos práticos, participação oral nas aulas e fichas - 20%
- Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório em qualquer época de avaliação) - 20%
* Trabalhadores-Estudantes e alunos abrangidos por outros estatutos legais:
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa >(escrito e oral) - 30%
* Avaliação Final (exame e recurso):
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito + oral)- 30%

Bibliografia
- Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London: SAGE Publications Ltd
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: SAGE Publications Ltd
- Knight, M. e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.

Método de interação
Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área dos média, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e escrita.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável