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Comunicação Social

À Conversa com a Diretora

 

Nome do curso: Comunicação Social

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Nome do Diretor: Carla Marques da Cruz

Formação do Diretor de curso: Licenciatura em Publidade e Marketing

carla cruz

Em que consiste este curso?

R: A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática). Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa. Objetivos do perfil de Jornalismo O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor. Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora. O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional. Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação. Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies. O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

 

Quais as competências que os alunos podem adquirir?

R: Os detentores do grau de licenciado em Comunicação Social adquirem competências que os permitem:

  • conhecer e dominar os termos técnicos e os fundamentos científicos da área da Comunicação, em geral, e das áreas específicas do seu perfil: Comunicação Social e Comunicação Audiovisual/Online, no caso do perfil de Jornalismo; Comunicação Empresarial/Institucional e Marketing, no caso do perfil de Comunicação Empresarial;
  • conhecer, conceptualizar e aplicar os métodos e as estratégias próprias das áreas da Comunicação, utilizando diferentes tecnologias, em ambientes profissionais;
  • compreender, de forma clara e com aplicação prática, as proximidades e as diferenças das duas grandes áreas da Comunicação que correspondem aos dois perfis do curso: Jornalismo e Comunicação Empresarial;
  • no campo do Jornalismo, os alunos e docentes do curso de Comunicação Social estão aptos a desenvolver as seguintes competências: Produção de Conteúdos Escritos e Audiovisuais; Cobertura Fotográfica de Eventos; Construção de Sites Informativos;
  • no campo da Comunicação Empresarial, os alunos e docentes do curso de Comunicação Social estão aptos a desenvolver as seguintes competências: Consultoria Estratégica em Comunicação e Marketing; Planificação de Comunicação de Marketing; Coordenação e Implementação de Acções de Comunicação e Marketing; Assessoria de Imprensa; WebMarketing e Marketing Digital; Gestão de Eventos; Estudos de Mercado; Coordenação de Campanhas Publicitárias.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R:
As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos). Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de: Perfil de Jornalismo:

• Jornalista de Imprensa

• Online

• Rádio

• Televisão e Agência

• Jornalista Multimedia

• Fotojornalista

• Técnico de Audiovisual

• Produtor e Editor de Conteúdos Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos


Porquê escolher este curso?

R: A licenciatura em Comunicação Social prepara os seus alunos para a prática profissional através de um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional no mercado de trabalho.
O plano curricular do curso é abrangente do ponto de vista da componente histórica, cultural, política e económica, fundamentais para o pensamento crítico e fundamentado do profissional da Comunicação Social. Os alunos encontram unidades curriculares que lhes permitem especializar-se na área com a qual se identificam podendo optar pelo perfil de Jornalismo pu de Comunicação Empresarial.

  • Existência de laboratórios de televisão, rádio, redação;
  • Curso adaptado às exigências do mercado de trabalho;
  • Estágio curricular em contexto profissional em algumas das mais conceituadas entidades do panorama nacional e internacional;
  • trabalhos reais desenvolvidos em contexto de aula e no exterior para empresas/entidades a actuar no mercado dando assim oportunidade aos alunos para uma maior adequação, aproximação e preparação para o mercado de trabalho.

O custo reduzido de estudar no interior é outro aspeto a considerar, além, claro, dos apoios sociais resultantes das várias bolsas de estudo, bolsas de mérito, bolsas Erasmus +, entre outras. Por exemplo, para os residentes no litoral que tenham acesso à bolsa de ação social e decidam vir para o interior, há um incentivo a mais: a bolsa + Superior, no valor de aproximadamente 1700 € por ano.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: No Instituto Politécnico de Tomar encontras uma enorme variedade de cursos com forte procura pelo mercado de trabalho. Aqui podes fazer o teu percurso desde os Ctesp, às Licenciatura e, finalmente, os Mestrados.
No campus do IPT a transferência de conhecimento não é um conceito teórico. É, acima de tudo, uma prática levada muito a sério e implementada todos os dias. No Politécnico de Tomar encontras empresas como a Softinsa [IBM] ou a Critical Software, que estão sediadas dentro do campus, assegurando muitos estágios e a possibilidade do início de carreira em empresas de dimensão internacional. E não é tudo: encontras ainda equipamento de apoio e de lazer desde auditórios, biblioteca, refeitório, cantina, residências, áreas desportivas e uma área muito especial de convívio para os alunos, o World point of contact.
A animada vida académica, as Tunas, o desporto ou os programas de voluntariado são alguns dos motivos adicionais para escolher o IPT.
Se o teu sonho passa também por uma experiência internacional, o programa Erasmus+ é mais uma oportunidade ao teu alcance.
Mas, acima de tudo, aquilo que encontras no IPT é algo único: a proximidade e o sentimento familiar que existe e que se sente entre todos - alunos, ex-alunos, professores e colaboradores - seja nas duas Escolas Superiores em Tomar seja no pólo existente na cidade de Abrantes. Porque seja qual for a cidade, o IPT é uma família.
Ao longo dos seus 40 anos de existência, foram já mais de vinte mil alunos que nos escolheram para realizar o seu sonho e ultrapassar os desafios. E tu? Já pensaste em começar a construir o teu futuro? Vem para o IPT: aqui nunca estás sozinho.

 

 

 
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