Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.
Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social
A
licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da
Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido
crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades.
Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso
proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente
teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o
exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos
conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além
de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou
Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se
adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se,
desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita
aos estudantes obter uma preparação específica mas também
multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades
do mercado profissional em que a licenciatura se situa.
Objetivos do perfil de Jornalismo
O
perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de
profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na
área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução
operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas
facetas e exigências do setor.
Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.
O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.
Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial
O
perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de
profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na
área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para
assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas
também o de progressivamente assumir funções de conceção e
gestão de Planos de Comunicação.
Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.
O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.
Carla Dias Marques da Cruz
Marta Margarida Santos Dionísio
Gabinete: Gabinete de Línguas da ESTA/ Gabinete B191 ESGTAdília Nogueira Carvalho Claudino
Gabinete: ESTA - Gab.1Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
UC | Área | ECTS | Docente | ||
---|---|---|---|---|---|
Obr. | Opt. | ||||
1º Semestre | |||||
Atelier I | Comunicação Empresarial | 7 | |||
Atelier I | Jornalismo | 7 | |||
Laboratório de Jornalismo | Jornalismo | 5 | |||
Métodos Quantitativos | Matemática | 4.5 | |||
Problemáticas Contemporâneas | Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Comunicação | 4.5 | |||
Relações Públicas e Gestão de Eventos | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Teorias da Comunicação | Ciências da Comunicação | 4 | |||
2º Semestre | |||||
Análise de Audiências | Ciências da Comunicação | 5 | |||
Atelier II | Comunicação Empresarial | 7 | |||
Atelier II | Jornalismo | 7 | |||
Desafios da Globalização | Ciências da Comunicação | 4 | |||
Linguagens Publicitárias | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Literatura e Pensamento Contemporâneos | Ciências Sociais e Humanas | 4 | |||
Tecnologias do Audiovisual | Jornalismo | 5 |
UC | Área | ECTS | Docente | ||
---|---|---|---|---|---|
Obr. | Opt. | ||||
1º Semestre | |||||
Atelier III | Comunicação Empresarial | 7 | |||
Atelier III | Jornalismo | 7 | |||
Comunicação Interna | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Escrita Digital | Jornalismo | 5 | |||
Fundamentos de Economia | Ciências Económicas e Sociais | 4.5 | |||
Semiótica | Ciências Sociais e Humanas | 4 | |||
Ética e Direito da Comunicação | Ciências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas | 4.5 | |||
2º Semestre | |||||
Estágio | Comunicação Empresarial | 20 | |||
Estágio | Jornalismo | 20 | |||
Projeto de Empreendedorismo | Comunicação Empresarial | 20 | |||
Projeto de Empreendedorismo | Jornalismo | 20 |
Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
UC | Área | ECTS | Docente | ||
---|---|---|---|---|---|
Obg. | Opt. | ||||
1º Semestre | |||||
Alemão | Línguas Estrangeiras | 4.5 | |||
Francês | Línguas Estrangeiras | 4.5 | |||
Géneros Jornalísticos | Jornalismo | 5 | |||
Inglês e os Media | Línguas Estrangeiras | 4.5 | |||
Introdução ao Marketing | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Semântica e Pragmática do Português | Ciências Sociais e Humanas | 5.5 | |||
Sociologia | Ciências Sociais e Humanas | 5.5 | |||
2º Semestre | |||||
Comunicação Online | Multimédia | 4 | |||
Discurso dos Media | Ciências da Comunicação | 5 | |||
História Económica e Política | Ciências Sociais e Humanas | 5 | |||
Inglês Aplicado | Línguas Estrangeiras | 4 | |||
Inglês Aplicado | Línguas Estrangeiras | 4 | |||
Técnicas de Expressão Oral e Escrita | Ciências Sociais e Humanas | 7 | |||
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo | Jornalismo | 5 | |||
[J] Francês Aplicado ao Jornalismo | Jornalismo | 5 |
UC | Área | ECTS | Docente | ||
---|---|---|---|---|---|
Obr. | Opt. | ||||
1º Semestre | |||||
Atelier I | Comunicação Empresarial | 7 | |||
Atelier I | Jornalismo | 7 | |||
Laboratório de Jornalismo | Jornalismo | 5 | |||
Métodos Quantitativos | Matemática | 4.5 | |||
Problemáticas Contemporâneas | Ciências da Comunicação | 4.5 | |||
Relações Públicas e Gestão de Eventos | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Teorias da Comunicação | Ciências da Comunicação | 4 | |||
[CEM] Estratégias de Marketing | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[J] Realização e Produção Radiofónica | Jornalismo | 5 | |||
2º Semestre | |||||
Análise de Audiências | Ciências da Comunicação | 5 | |||
Atelier II | Comunicação Empresarial | 7 | |||
Atelier II | Jornalismo | 7 | |||
Desafios da Globalização | Ciências da Comunicação | 4 | |||
Linguagens Publicitárias | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Literatura e Pensamento Contemporâneos | Ciências Sociais e Humanas | 4 | |||
Tecnologias do Audiovisual | Jornalismo | 5 | |||
[CEM] Assessoria de Imprensa | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[J] Realização e Produção Televisiva | Jornalismo | 5 |
UC | Área | ECTS | Docente | ||
---|---|---|---|---|---|
Obr. | Opt. | ||||
1º Semestre | |||||
Atelier III | Comunicação Empresarial | 7 | |||
Atelier III | Jornalismo | 7 | |||
Comunicação Interna | Comunicação Empresarial | 5 | |||
Escrita Digital | Jornalismo | 5 | |||
Fundamentos de Economia | Ciências Económicas e Sociais | 4.5 | |||
Semiótica | Ciências Sociais e Humanas | 4 | |||
[CEM] Comunicação de Crise | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[J] Cultura Visual e Paginação | Jornalismo | 5 | |||
Ética e Direito da Comunicação | Ciências da Comunicação | 4.5 | |||
2º Semestre | |||||
Estágio | Comunicação Empresarial | 20 | |||
Estágio | Jornalismo | 20 | |||
Projeto de Empreendedorismo | Comunicação Empresarial | 20 | |||
Projeto de Empreendedorismo | Jornalismo | 20 | |||
[CEM] Comunicação Autárquica | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[CEM] Marketing Digital | Comunicação Empresarial | 5 | |||
[J] Cibercultura | Jornalismo | 5 | |||
[J] Fotojornalismo | Jornalismo | 5 |
Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.
Vagas: 30%
Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 841, G70, G71, G80
Vagas: 20%
Uma das seguintes provas:
06 Filosofia
09 Geografia
11 História
18 Português
As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).
Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:
Perfil de Jornalismo:
Perfil de Comunicação Empresarial: