IPT

Licenciatura em Comunicação Social

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objectivos

Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social


A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

Objetivos do perfil de Jornalismo


O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.

O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial


O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.

O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Carla Dias Marques da Cruz

Carla Dias Marques da Cruz

Coordenador(a) Erasmus

Marta Margarida Santos Dionísio

Marta Margarida Santos Dionísio

Gabinete: Gabinete de Línguas da ESTA/ Gabinete B191 ESGT
t.: 241379500
ext.: 2719

Secretariado

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Gabinete: ESTA - Gab.1
t.: 241 379 532
ext.: 02500

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Alemão Línguas Estrangeiras 4.5
Espanhol Línguas Estrangeiras 4.5
Francês Línguas Estrangeiras 4.5
Géneros Jornalísticos Jornalismo 5
Inglês e os Media Línguas Estrangeiras 4.5
Introdução ao Marketing Comunicação Empresarial 5
Semântica e Pragmática do Português Ciências Sociais e Humanas 5.5
Sociologia Ciências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
Comunicação Online Multimédia, Ciências da Comunicação 4
Discurso dos Media Ciências da Comunicação 5
História Económica e Política Ciências Sociais e Humanas 5
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4
Técnicas de Expressão Oral e Escrita Ciências Sociais e Humanas 7
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial 5
[CEM] Assessoria de Imprensa 5
[CEM] Comunicação Autárquica 5
[CEM] Comunicação Territorial Comunicação Empresarial 5
[CEM] Espanhol Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5
[CEM] Estratégias de Marketing 5
[CEM] Estudos de Mercado Comunicação Empresarial 5
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial 5
[CEM] Marketing Digital 5
[CEM] Marketing das Organizações Políticas Comunicação Empresarial 5
[CEM] Psicologia do Consumidor Comunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo 5
[J] Cibercultura 5
[J] Discursos e Formatos Radiofónicos Jornalismo 5
[J] Discursos e Formatos Televisivos Jornalismo 5
[J] Espanhol Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5
[J] Fotojornalismo 5
[J] Francês Aplicado ao Jornalismo 5
[J] Jornalismo Desportivo Jornalismo 5
[J] Jornalismo Económico Jornalismo 5
[J] Realização e Produção Radiofónica 5
[J] Realização e Produção Televisiva 5

 

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier I Comunicação Empresarial 7
Atelier I Jornalismo 7
Laboratório de Jornalismo Jornalismo 5
Métodos Quantitativos Matemática 4.5
Problemáticas Contemporâneas Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Comunicação 4.5
Relações Públicas e Gestão de Eventos Comunicação Empresarial 5
Teorias da Comunicação Ciências da Comunicação 4
2º Semestre
Análise de Audiências Ciências da Comunicação 5
Atelier II Comunicação Empresarial 7
Atelier II Jornalismo 7
Desafios da Globalização Ciências da Comunicação 4
Linguagens Publicitárias Comunicação Empresarial 5
Literatura e Pensamento Contemporâneos Ciências Sociais e Humanas 4
Tecnologias do Audiovisual Jornalismo 5

 

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier III Comunicação Empresarial 7
Atelier III Jornalismo 7
Comunicação Interna Comunicação Empresarial 5
Escrita Digital Jornalismo 5
Fundamentos de Economia Ciências Económicas e Sociais 4.5
Semiótica Ciências Sociais e Humanas 4
Ética e Direito da Comunicação Ciências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5
2º Semestre
Estágio Comunicação Empresarial 20
Estágio Jornalismo 20
Projeto de Empreendedorismo Comunicação Empresarial 20
Projeto de Empreendedorismo Jornalismo 20
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Alemão Línguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
Espanhol Línguas Estrangeiras 4.5
Francês Línguas Estrangeiras 4.5 Manuela Silva
Géneros Jornalísticos Jornalismo 5 Hália Santos
Inglês e os Media Línguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
Introdução ao Marketing Comunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
Semântica e Pragmática do Português Ciências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
Sociologia Ciências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
Cláudia Pires da Silva
2º Semestre
Comunicação Online Multimédia, Ciências da Comunicação 4 Raquel Botelho
Discurso dos Media Ciências da Comunicação 5 Hália Santos
História Económica e Política Ciências Sociais e Humanas 5 Cláudia Pires da Silva
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Técnicas de Expressão Oral e Escrita Ciências Sociais e Humanas 7 Maria Romana
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5 Marta Dionísio
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5 Manuela Silva
[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5 Marta Dionísio
[J] Francês Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5 Manuela Silva

 

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier III Comunicação Empresarial 7 Carla Dias Marques da Cruz
Atelier III Jornalismo 7 Hália Santos
Júlio Silva
Comunicação Interna Comunicação Empresarial 5 António Fraqueiro
Escrita Digital Jornalismo 5 Raquel Botelho
Fundamentos de Economia Ciências Económicas e Sociais 4.5 Cláudia Pires da Silva
Semiótica Ciências Sociais e Humanas 4 Maria Romana
[CEM] Comunicação de Crise Comunicação Empresarial 5 João Nasi
[J] Cultura Visual e Paginação Jornalismo 5 Regina Delfino
Ética e Direito da Comunicação Ciências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5 Hália Santos
Cláudia Sousa Rosa
2º Semestre
Estágio Comunicação Empresarial 20 Cláudia Pires da Silva
Carla Dias Marques da Cruz
Estágio Jornalismo 20 Carla Dias Marques da Cruz
Hália Santos
Projeto de Empreendedorismo Comunicação Empresarial 20
Projeto de Empreendedorismo Jornalismo 20
[CEM] Comunicação Autárquica Comunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
[CEM] Marketing Digital Comunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
[J] Cibercultura Jornalismo 5 Raquel Botelho
[J] Fotojornalismo Jornalismo 5 Hália Santos
António Ventura

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Alemão Línguas Estrangeiras 4.5
Francês Línguas Estrangeiras 4.5
Géneros Jornalísticos Jornalismo 5
Inglês e os Media Línguas Estrangeiras 4.5
Introdução ao Marketing Comunicação Empresarial 5
Semântica e Pragmática do Português Ciências Sociais e Humanas 5.5
Sociologia Ciências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
Comunicação Online Multimédia 4
Discurso dos Media Ciências da Comunicação 5
História Económica e Política Ciências Sociais e Humanas 5
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4
Técnicas de Expressão Oral e Escrita Ciências Sociais e Humanas 7
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5
[J] Francês Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5

 

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier I Comunicação Empresarial 7
Atelier I Jornalismo 7
Laboratório de Jornalismo Jornalismo 5
Métodos Quantitativos Matemática 4.5
Problemáticas Contemporâneas Ciências da Comunicação 4.5
Relações Públicas e Gestão de Eventos Comunicação Empresarial 5
Teorias da Comunicação Ciências da Comunicação 4
[CEM] Estratégias de Marketing Comunicação Empresarial 5
[J] Realização e Produção Radiofónica Jornalismo 5
2º Semestre
Análise de Audiências Ciências da Comunicação 5
Atelier II Comunicação Empresarial 7
Atelier II Jornalismo 7
Desafios da Globalização Ciências da Comunicação 4
Linguagens Publicitárias Comunicação Empresarial 5
Literatura e Pensamento Contemporâneos Ciências Sociais e Humanas 4
Tecnologias do Audiovisual Jornalismo 5
[CEM] Assessoria de Imprensa Comunicação Empresarial 5
[J] Realização e Produção Televisiva Jornalismo 5

 

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier III Comunicação Empresarial 7
Atelier III Jornalismo 7
Comunicação Interna Comunicação Empresarial 5
Escrita Digital Jornalismo 5
Fundamentos de Economia Ciências Económicas e Sociais 4.5
Semiótica Ciências Sociais e Humanas 4
[CEM] Comunicação de Crise Comunicação Empresarial 5
[J] Cultura Visual e Paginação Jornalismo 5
Ética e Direito da Comunicação Ciências da Comunicação 4.5
2º Semestre
Estágio Comunicação Empresarial 20
Estágio Jornalismo 20
Projeto de Empreendedorismo Comunicação Empresarial 20
Projeto de Empreendedorismo Jornalismo 20
[CEM] Comunicação Autárquica Comunicação Empresarial 5
[CEM] Marketing Digital Comunicação Empresarial 5
[J] Cibercultura Jornalismo 5
[J] Fotojornalismo Jornalismo 5

Condições de Acesso

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 30%

Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 841, G70, G71, G80

Vagas: 20%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

06 Filosofia

09 Geografia

11 História

18 Português

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Calendarização

 Acesso 

Saídas profissionais

As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:

Perfil de Jornalismo:

  • Jornalista de Imprensa
  • Online
  • Rádio
  • Televisão e Agência
  • Jornalista Multimedia
  • Fotojornalista
  • Técnico de Audiovisual
  • Produtor e Editor de Conteúdos

Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos