Fundamentos de Economia

Comunicação Social
4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Num mundo em que a dimensão económica da vida assume uma importância crescente, a comunicação social trata-a de forma cada vez mais especializada. Torna-se por isso indispensável familiarizar os alunos da Licenciatura em Comunicação Social com a terminologia e os conceitos básicos da Ciência Económica.
Os estudantes devem ser capazes de: a) Compreender e descrever questões económicas b) Consultar fontes de dados estatísticos e bibliográficos para obter informações relevantes à abordagem de cada problema c) Escrever relatórios sobre assuntos económicos d) Resolver exercícios aplicados

Programa
1. Porquê estudar Economia
1.1. A evolução do pensamento económico
1.2. A dimensão social da Economia
1.3. A economia no contexto das ciências sociais
1.4. A Ciência Económica
1.5. Ramos da Economia
2. Contabilidade Nacional
2.1. As três ópticas do valor da produção nacional
2.2. O consumo, a poupança e o investimento
2.3. A distribuição do rendimento
2.4. A intervenção do Estado na Economia.
3. Políticas Macroeconómicas
3.1. Política Monetária
3.2. Política Orçamental
3.3. Política Fiscal
3.4. O caso de uma pequena economia numa união monetária: Portugal e a Área Euro
3.5. Políticas macroeconómicas em situações excecionais: da crise financeira de 2007-08 à crise da dívida soberana na Área do Euro
4. Procura e Oferta
4.1. Modelo do Mercado Competitivo
4.1.1. Noção de mercado competitivo
4.1.2. Elementos do mercado competitivo
4.1.3. A curva da Procura
4.1.4. A curva da oferta
4.1.5. O equilíbrio do mercado
4.1.6. Alterações na procura e na oferta
4.1.7. Alteração do preço de equilíbrio
4.2. Intervenção Estatal no Mercado
4.2.1. Controlo dos preços
4.2.2. Controlo da Quantidade
4.2.3. Taxas e Impostos
4.2.4. Subsídios
5. Mercados concorrenciais, monopolistas e oligopolistas
5.1. Mercado de Concorrência Perfeita
5.1.1. Noção de Mercado
5.1.2. Formas de Mercado
5.1.3. Características do mercado de concorrência perfeita
5.2. Monopólio
5.2.1. Características do monopólio
5.2.2. Curva da procura do monopólio
5.2.3. Eficiência do mercado
5.2.4. Politicas anti-monopólio
5.2.5. Discriminação do preço
5.3. Oligopólio
5.3.1. Noção de Oligopólio
5.3.2. Oligopólio e as outras formas de mercado
5.3.3. Oligopólio de concluio
5.3.4. Oligopólio dominante
5.3.5. Comportamento do oligopólio
6. Debate de Temas da Actualidade

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (Contínua):
• Prova escrita 1 – 50%
• Prova escrita 2 – 50%
• Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que:
o não obtenham uma classificação mínima de 7 valores na prova escrita;

Bibliografia
- PAULO PITTA, C. e E CUNHA E MORAIS, L. (2008). A EUROPA E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. Coimbra: ALMEDINA
- Das Neves, J. (2013). Introdução à Economia. Lisboa: EDITORIAL VERBO
- Samuelson, P. e D. Nordhaus, W. (2011). Economia. Portugal: Mcgraw-Hill
- Belbute, J. (2003). Princípios de Macroeconomia. Lisboa: Gradiva

Método de interação
Os tópicos do plano programático são apresentados através de aulas teóricas, estudo de casos e exercícios aplicados.
Quinzenalmente é colocada uma questão do quotidiano para os alunos debaterem.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável