Fundamentos de Economia

Comunicação Social
4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Os alunos devem compreender os temas fundamentais da teoria económica, desenvolver o pensamento segundo a abordagem da economia e conhecer os temas actuais do mundo da economia e das finanças.

Programa
O que é a economia. Oferta e procura. Teoria do consumidor. Teoria do produtor. Estrutura do mercado. Contabilidade Nacional. Consumo. Investimento. Estado. Mercados financeiros. Políticas públicas.

Metodologia de avaliação
Realização de 1 trabalho (20%) e de 1 frequência (80%). A aprovação à unidade curricular far-se-á com a classificação final (média aritmética simples) mínima de 10 valores.

Bibliografia
- Belbute, J. (2003). Princípios de Macroeconomia. Lisboa: Gradiva
- D. Nordhaus, W. e Samuelson, P. (2011). Economia. Portugal: Mcgraw-Hill
- Das Neves, J. (2013). Introdução à Economia. Lisboa: EDITORIAL VERBO
- E CUNHA E MORAIS, L. e PAULO PITTA, C. (2008). A EUROPA E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. Coimbra: ALMEDINA

Método de interação
Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo; aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação
Quinzenalmente é colocada uma questão do quotidiano para os alunos debaterem

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável