Discurso dos Media

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
Domínio de competências no âmbito dos Géneros Jornalísticos e, de uma forma mais geral, de Comunicação Social.

Objetivos
Os alunos devem aprender a identificar as funções dos Média, considerando as suas particularidades. Devem ser capazes de traçar o panorama dos Média, reconhecendo a que grupos pertencem. Devem ser capazes de distinguir os diferentes Discursos, produzidos por diferentes Meios de Comunicação, em função das suas características e público-alvo.

Programa
O poder da comunicação e funções dos Média: da contextualização histórica até à atualidade; Os Média portugueses: grupos económicos de Comunicação; Objetividade e neutralidade: o objetivo a alcançar?; Diferentes tipos de jornais: referência, popular, híbrido ou 'alternativo'; O discurso do jornal: opções editoriais em relação aos temas e às formas de os apresentar; O discurso radiofónico: opções editoriais em relação aos temas e às formas de os apresentar; O discurso televisivo; O discurso da imagem; O discurso publicitário opções editoriais em relação aos temas e às formas de os apresentar; Representações nos Média: as diversidades no discurso; As Causas dos Média e a Discriminação nos Média: o papel dos Média em assuntos determinantes e/ou fraturantes.

Metodologia de avaliação
Frequência
Duas provas escritas (50% cada): 28/abril/21 e 09/junho/21
Aprovação com 10 valores, resultando da média, sendo que para acesso à segunda prova o estudante terá que obter, pelo menos, a classificação de sete valores na primeira prova. Caso não o faça, está automaticamente admitido a exame.
Exame e Recurso
Prova escrita- 100%
Os Trabalhadores-Estudantes que não possam acompanhar as aulas devem apresentar a sua situação à docente, caso necessitem de alguma acompanhamento extraordinário.

Bibliografia
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Editorial Notícias
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Freire, I. (2020). Sexualidades, Media e Revolução. Lisboa: Imprensa Ciências Sociais
- Sousa (ed), H. (2017). Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Lemos Martins (ed), M. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública - O séc. XXI em debate. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho

Método de interação
Aulas teórico-práticas com PowerPoint, análise de documentos e de suportes audiovisuais.

Software utilizado nas aulas
NA