Discurso dos Media

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
Domínio de competências no âmbito dos Géneros Jornalísticos e, de uma forma mais geral, de Comunicação Social.

Objetivos
Os alunos devem aprender a traçar as funções e o panorama dos Média, identificando e analisando as principais características e objectivos dos respetivos discursos.

Programa
O poder da comunicação e funções dos Média; Os Média portugueses; Objetividade e neutralidade; Diferentes tipos de jornais; O discurso do jornal; O discurso radiofónico; O discurso televisivo; O discurso da imagem; O discurso publicitário; A Comunicação Não Verbal; As Causas dos Média e a Discriminação nos Média.

Metodologia de avaliação
Frequência (80%) e trabalho de grupo (20%) (entrega a 26/mai/17 e apresentações nos últimos dois dias de aulas). Nota mínima, 10, resultando da média, sendo que todos os elementos de avaliação têm que ter nota positiva.
Exame 100%.

Bibliografia
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Ediotiral Notícias
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Leanne, S. (2009). Falar como Obama. Alfragide: Lua de Mel
- Faustino, P. (2004). A Imprensa em Portugal. Lisboa: Media XXI

Método de interação
Aulas teórico-práticas com PowerPoint, análise de documentos e suportes audiovisuais.

Software utilizado nas aulas
NA